page ad skin

BYD Song Pro ultrapassa Renegade e Corolla Cross em vendas no Brasil

Linha BYD Song foi destaque de vendas em dezembro, superando modelos consagrados

BYD Song Pro (BR) (15)
Foto de: InsideEVs Brasil

O BYD Song Pro bateu um novo recorde de vendas no Brasil em dezembro. O SUV híbrido plug-in mais acessível da linha BYD Song superou as vendas do mês anterior e atingiu o patamar de 4.083 unidades, número suficiente para desbancar modelos bem conhecidos no mercado como Jeep Renegade (4.002) e Toyota Corolla Cross (3.771). 

Lançado em julho de 2024, o Song Pro vinha numa crescente de vendas nos últimos meses do ano, o que foi potencializado pelas promoções realizadas pela rede de concessionárias durante a Black Friday e ampliadas para o fim de ano. Vale lembrar que o preço da versão de entrada foi reduzido de R$ 189.800 para R$ 169.990, um desconto de nada menos que R$ 20 mil que atraiu os consumidores e colocou o modelo entre os cinco SUVs mais vendidos do país. 

Foto de: InsideEVs Brasil

No entanto, o Song Pro pode ter afetado um pouco as vendas do irmão mais velho (e equipado) Song Plus, que perdeu ritmo e emplacou 1.053 unidades em dezembro, um número abaixo da média para este SUV, se comparado aos primeiros meses do ano, quando os emplacamentos giravam em torno de 2.000 unidades mensais. A linha Song emplacou 5.239 unidades em dezembro, ficando em 11° lugar entre os automóveis mais vendidos no país, segundo a Fenabrave.

No acumulado de 2024, o Song Plus vendeu 17.910 unidades no país, enquanto o Song Pro registrou 9.671 unidades, cerca de metade, mas com uma tendência de alta para 2025, considerando os números dos últimos três meses. A conferir.

Galeria: BYD Song Pro 2025 (Brasil)

Vendas da linha BYD Song no Brasil:

Dezembro/2024

  • Song Premium: 103
  • Song Plus: 1.053
  • Song Pro: 4.083
  • Linha Song: 5.239

Total de 2024

  • Song Premium: 121
  • Song Plus: 17.910
  • Song Pro: 9.671
  • Linha Song: 27.702

O Song Pro mede 4.738 mm de comprimento, 1.860 mm de largura, 2.712 mm de entre-eixos e 1.710 mm de altura. Apesar de ser ligeiramente menor que o Song Plus em capacidade de porta-malas (520 litros contra 574 litros), supera seus concorrentes diretos em tamanho. 

BYD Song Pro (BR) (16)
Foto de: InsideEVs Brasil

O trem de força utiliza o sistema híbrido plug-in DM-i, também presente no Song Plus e no sedã King. Ele combina um motor 1.5 aspirado, sem injeção direta, que entrega 98 cv e 12,4 kgfm de torque — enquanto no Song Plus e no King, o mesmo motor atinge 110 cv e 13,8 kgfm. Esse motor funciona predominantemente como um gerador, alimentando as baterias que energizam o motor elétrico, responsável pela tração principal, com 197 cv e 30,6 kgfm de torque.

No Song Pro, a potência combinada varia conforme a versão: são 223 cv no modelo GL e 235 cv no GS. De acordo com a BYD, essa diferença se deve à maior capacidade de bateria disponível na versão mais cara, o que permite maior desempenho e eficiência energética.

BYD Song Pro 2025 (Brasil)
Foto de: Motor1.com

A versão GL é equipada com uma bateria de 12,9 kWh, enquanto o GS possui uma bateria maior, de 18,3 kWh. Segundo o padrão Inmetro, essas configurações oferecem 49 km e 68 km de autonomia elétrica, respectivamente. Ambos os modelos podem ser recarregados em corrente alternada (AC) com potência de até 6,6 kW e incluem, de série, a função V2L (Vehicle-to-Load). Essa funcionalidade permite o uso de um cabo especial para alimentar dispositivos elétricos de 220V por até 5 horas sem acionar o motor a combustão, que pode ser ativado para prolongar esse tempo de uso.

Foto de: Motor1 Brasil

BYD Song Pro nacional

Recentemente, a BYD confirmou que o Song Pro será o primeiro modelo da marca a ser produzido no Brasil. A fábrica em Camaçari (BA) está programada para iniciar a montagem no primeiro semestre de 2025, inicialmente em regime SKD, marcando um passo estratégico na expansão da fabricante chinesa no país.