BYD Yangwang U9: Superesportivo elétrico de 1.287 cv é visto no Brasil
Carro elétrico que salta buracos é destaque em ações da marca pelo país e foi flagrado recentemente em SP
O superesportivo elétrico BYD Yangwang U9, que ficou conhecido por sua potência e tecnologias avançadas, foi flagrado em São Paulo recentemente por um seguidor dos nossos amigos do PlacaVerde. O modelo, que possui impressionantes 1.287 cavalos de potência, foi visto com identificação e importação temporárias. Segundo informações, o veículo deve participar de eventos promocionais e ações com concessionárias da marca BYD, mas não há planos imediatos para sua comercialização no Brasil.
O Yangwang U9 é equipado com quatro motores elétricos que, juntos, entregam um torque de 1.680 Nm. Com tração integral e arquitetura de 800V, o supercarro acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,36 segundos. Sua velocidade máxima é de 309 km/h. Apesar do desempenho impressionante, a bateria tem capacidade de 80 kWh, oferecendo uma autonomia de até 450 km conforme o ciclo chinês CLTC.
O modelo também se destaca pelo sistema de carregamento rápido duplo, permitindo carregar de 30% a 80% em apenas 10 minutos. Um carregamento lento, por outro lado, leva cerca de 7 horas para atingir a capacidade total.
O Yangwang U9 mede 4,97 metros de comprimento, 2,03 metros de largura e 1,29 metros de altura, com uma distância entre eixos de 2,90 metros. Seu peso total é de 2.475 kg, lembrando que sua construção utiliza materiais de alta tecnologia, como fibra de carbono no monocasco e no teto.
O U9 apresenta o sistema de suspensão DiSus-X, que oferece funcionalidades incomuns, como a capacidade de "pular" buracos e operar em três rodas. Essa tecnologia combina sensores avançados e motores de suspensão de alta potência, permitindo que o veículo identifique obstáculos à frente e reaja rapidamente para evitá-los. Em demonstrações, o U9 conseguiu saltar um buraco de 2,5 metros de largura e atravessar 6 metros de distância sem danos.
Além disso, a plataforma e⁴ da BYD aumenta a estabilidade e a resposta do veículo em altas velocidades. Com um motor de suspensão de 36 kW em cada roda, o sistema gera força de elevação superior a 1 tonelada por roda, o que é um impressionante.
A fabricação do Yangwang U9 é realizada em instalações avançadas, com padrões de qualidade baseados na engenharia aeroespacial. A estrutura de fibra de carbono, uma das maiores já produzidas, é montada em uma sala limpa com controle rigoroso de umidade e temperatura. A produção utiliza tecnologia de colagem que a BYD desenvolveu ao longo de dez anos.
O modelo, que custa 1,68 milhões de yuans (aproximadamente R$ 1,2 milhão), teve o primeiro lote entregue em 2024. Sua produção atende aos altos padrões de desempenho e luxo exigidos para supercarros.
Galeria: BYD YangWang U9
A chegada do Yangwang U9 ao Brasil, juntamente com o SUV elétrico U8, reforça as intenções da BYD em ao menos mostrar suas inovações em nosso mercado. Embora os modelos ainda não estejam disponíveis para compra, eles são utilizados em eventos de exibição e ações promocionais que ajudam a divulgar as tecnologias da gigante chinesa. A conferir.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD Yuan Plus 2025: facelift traz novo design e mais equipamentos
Zeekr X: o carro elétrico mais seguro testado pelo Euro NCAP em 2024
BYD Dolphin Mini 2025: facelift trará novo design e mais tecnologia
HORSE inicia produção de motor elétrico para veículos híbridos plug-in
BYD ultrapassa Toyota nas vendas de carros elétricos no Japão em 2024
Troca de bateria do Nissan Leaf usado: até 500 km de autonomia
BYD Song Pro ultrapassa Renegade e Corolla Cross em vendas no Brasil