Chrysler suspende desenvolvimento de seu primeiro veículo elétrico
De acordo com um memorando enviado aos fornecedores, o trabalho no novo elétrico está "suspenso até novo aviso"
- A Chrysler interrompeu o desenvolvimento de seu primeiro veículo elétrico, que deveria ser lançado em 2026.
- Isso levanta questões sobre o cronograma para o lançamento do veículo elétrico.
- O CEO da Chrysler disse recentemente que o EV está "chegando", sem compartilhar detalhes adicionais.
Teremos que esperar ainda mais por um veículo elétrico da Chrysler, que já está alguns anos atrasado. O trabalho no SUV elétrico que deveria ser revelado no próximo ano foi suspenso, fazendo com que seu destino pareça incerto.
Os fornecedores ligados ao futuro veículo elétrico, designado internamente como C6X (CA), foram notificados para interromper imediatamente os gastos porque o "programa foi suspenso até novo aviso". O e-mail interno, revelado pela Mopar InsidersO e-mail interno, revelado pela Mopar Insiders, revela mais um revés no projeto, depois que a Chrysler redesenhou fortemente o crossover um ano e meio após o início do desenvolvimento, descartando o design inicial.
Conceito Airflow da Chrysler
Conceito Chrysler Halcyon
Esperávamos que o Chrysler EV fosse uma versão de produção do conceito Airflow. No entanto, esse projeto foi completamente alterado 18 meses após o início do ciclo de desenvolvimento em favor de um veículo que tem "literalmente zero a ver com qualquer coisa que você tenha visto hoje, até mesmo com o carro-conceito Airflow", de acordo com o chefe de design da Stellantis, Ralph Gilles, que conversou com a MotorTrend em 2023. "Ele está evoluindo em uma nova direção."
Desde então, a Chrysler apresentou o conceito Halcyon, que mostra uma nova linguagem de design. Ele também prevê o segundo veículo elétrico da marca. O Airflow ainda se assemelhava aos modelos atuais e antigos da Chrysler, mas o Halcyon parece um design limpo, e seu estilo também será adotado para o SUV elétrico.
Automotive News cita a CEO da Chrysler, Chris Fuell, que confirmou a notícia de que o crossover elétrico estava em espera. Ela não deu nenhum detalhe adicional sobre o EV, dizendo apenas que ele está "chegando em breve", seguido por um modelo "inspirado no conceito Halcyon".
Quando for lançado, o SUV elétrico da Chrysler provavelmente compartilhará a plataforma STLA Large de 400 volts com o novo Dodge Charger EV, que recebeu críticas mistas. Essa mesma base também deverá ser utilizada no EV inspirado no Halcyon, o que indica que ambos os modelos poderão contar com uma bateria de 100 quilowatts-hora e um alcance estimado pela EPA de mais de 300 milhas (482 km), dependendo da versão e do tamanho das rodas.
A Chrysler enfrenta a necessidade de renovar sua linha de veículos, atualmente composta por apenas dois modelos: o Pacifica, que passará por uma atualização em 2026, e o Voyager, essencialmente uma variação do mesmo modelo. Sem o sucesso do Pacifica – que foi o quarto híbrido plug-in mais vendido em 2024 nos Estados Unidos – a presença da Chrysler no mercado local seria ainda mais limitada.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Os carros elétricos mais legais que devem chegar em 2025
Volkswagen ID.7 Pro S supera 941 km de autonomia em teste de eficiência
Sucessor do Chrysler 300 estreará em 2026 como um carro elétrico
BYD terá Autopilot em toda a linha em 2025, do Dolphin Mini ao U8
Chrysler antecipa seu 1° carro elétrico que será lançado em 2025
Descoberta de lítio na China: 30 milhões de toneladas de novas reservas
BYD Yuan Plus 2025: facelift traz novo design e mais equipamentos