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BYD terá Autopilot em toda a linha em 2025, do Dolphin Mini ao U8

Tecnologia de direção inteligente chegará a modelos de entrada como o Dolphin Mini

BYD Dolphin Mini (BR)

Em 2025, a BYD planeja implementar recursos avançados de direção assistida em todos os seus veículos elétricos, desde modelos acessíveis, como o BYD Dolphin Mini, até o luxuoso Yangwang U8, avaliado em mais de 1 milhão de reais. Segundo a apuração da imprensa chinesa, a iniciativa busca democratizar o acesso a tecnologias de condução autônoma de nível L2+, que incluem funções como navegação em rodovias (HNOA) e em ambientes urbanos (CNOA).

A mudança estratégica da BYD começou em setembro de 2023, com a criação de uma equipe dedicada ao desenvolvimento de sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS). Atualmente, essa equipe conta com 1.300 profissionais. Em janeiro de 2024, a empresa anunciou um investimento significativo de 100 bilhões de yuans (aproximadamente 13,6 bilhões de dólares) para impulsionar o desenvolvimento de seus próprios algoritmos e soluções de ADAS.

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Foto de: BYD

Três categorias de ADAS

A BYD estruturou seu sistema de direção inteligente em três níveis:

  1. DiPilot 100: Sistema básico com 100 TOPs, oferecendo funcionalidades como o NOA básico. Geralmente utiliza chips Drive N Orin da Nvidia ou Journey 5 da Horizon Robotics.
  2. DiPilot 300: Versão intermediária, equipada com HNOA para condução em rodovias. Inclui um lidar e um chip Nvidia Orin X, oferecendo 300 TOPs.
  3. DiPilot 600: Sistema avançado que combina HNOA e CNOA para direção urbana e rodoviária. Oferece suporte a direção autônoma de nível L3, múltiplos lidars e 508 TOPs, utilizando dois chips Nvidia Orin X.
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Foto de: InsideEVs Brasil

Democratização da condução inteligente

Historicamente, funções de condução inteligente eram limitadas a veículos premium, mas a BYD está mudando esse cenário. Em 2024, o preço médio de veículos com direção autônoma urbana era de 200.000 yuans (R$ 165 mil). Em 2025, a meta é reduzir esse custo para 150.000 yuans (R$ 125 mil), tornando esses recursos padrão até mesmo em modelos mais acessíveis.

O BYD Dolphin Mini, por exemplo, será lançado com uma versão avançada do ADAS. Além disso, configurações como câmeras de visão frontal tripla e sistemas com até 11 câmeras estarão disponíveis em modelos de 100.000 yuans (R$ 83.000). Essa estratégia reforça o objetivo da gigante chinesa em competir não apenas pelo preço, mas também pelo nível do aparato tecnológico.

A BYD espera vender 5,5 milhões de veículos em 2025 e já encomendou um milhão de chips de fornecedores como Nvidia e Horizon Robotics. Esse movimento marca uma mudança significativa na competitividade da empresa no mercado de veículos elétricos, especialmente em software e direção inteligente, áreas onde historicamente enfrentava desafios.

Com a implementação dos novos sistemas de direção assistida, a BYD busca liderar um mercado altamente competitivo, onde a funcionalidade tecnológica será tão importante quanto o custo dos veículos.