Eletrificados avançam 20% na 1ª quinzena no Brasil: veja os mais vendidos
Híbridos plug-in lideram em participação, mas híbridos leves avançam e já superam elétricos
Na primeira quinzena de janeiro de 2025, o segmento de veículos eletrificados alcançou 7.785 unidades vendidas, representando um crescimento de 20,89% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse resultado reflete a consolidação do mercado de carros elétricos e híbridos, influenciado por estratégias comerciais agressivas e estoque remanescente de mais de 50 mil unidades importadas em 2024.
O balanço compilado pelo consultor Marcelo Cavalcante mostra que entre os tipos de eletrificados, os veículos híbridos plug-in (PHEV) lideraram com 3.563 unidades, apresentando um crescimento de 55%. Em segundo lugar, estão os híbridos leves (MHEV), com 1.843 unidades vendidas e um crescimento expressivo de 254,42%, impulsionado pelas linhas Fiat Pulse e Fastback Hybrid. Já os carros elétricos (BEV) registraram 1.629 emplacamentos, o que representa uma queda de 20,15% em relação ao ano anterior. Os híbridos puros (HEV), por sua vez, somaram apenas 750 unidades, indicando uma queda de 52,62%.
Híbridos leves (MHEV) avançam em participação
A BYD lidera o mercado com 2.989 unidades vendidas na quinzena, um aumento de 43,56% comparado ao ano anterior. A Fiat segue em segundo lugar, com 1.331 vendas, alavancadas principalmente pelos híbridos leves, como foi dito. Outras marcas que se destacaram incluem a GWM, Toyota e Volvo. Destaque para os primeiros emplacamentos das marcas Zeekr e Neta, que devem avançar nos próximos meses com a instalação da rede de revendas.
Mais vendidos
Entre os carros elétricos (BEV), os cinco mais vendidos foram:
-
BYD Dolphin Mini, com 661 unidades;
-
BYD Dolphin, com 190 unidades;
-
GWM Ora, com 177 unidades;
-
Volvo EX30, com 146 unidades;
-
Volvo XC40, com 99 unidades.
Nos modelos híbridos, os cinco mais vendidos foram:
-
BYD Song, com 1.583 unidades;
-
GWM Haval H6, com 1.109 unidades;
-
Fiat Fastback, com 727 unidades;
-
Fiat Pulse, com 385 unidades;
-
Toyota RAV4, com 303 unidades.
O segmento de veículos eletrificados deve continuar sendo um dos principais destaques do mercado automotivo em 2025. Além da consolidação de marcas já estabelecidas, o início da fabricação nacional das marcas chinesas e os novos lançamentos previstos pelas montadoras já instaladas prometem movimentar ainda mais o segmento. O crescimento das vendas de eletrificados também reflete as mudanças nas preferências dos consumidores.
Fonte: Marcelo Cavalcante
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Tesla enfrenta boicote de empresas e clientes por ações de Elon Musk
Mini Aceman elétrico chega ao Brasil no 1º trimestre de 2025
Brasil vende mais eletrificados plug-in que o resto da América Latina
Chrysler suspende desenvolvimento de seu primeiro veículo elétrico
Brasil: Importações de carros elétricos crescem 108% e afetam comércio