page ad skin

Land Rover: Defender elétrico ainda está longe de acontecer

Dificuldades em adaptar a atual plataforma tanto para baterias maiores seria impeditivo; Britânica deve esperar próxima geração

Land Rover Defender 2024

2025 é um ano muito importante para a Land Rover em termos de transição para a eletricidade. A marca britânica está concluindo os testes do Range Rover movido a bateria e continua a trabalhar em um segundo modelo elétrico, mas o diretor de operações da Jaguar Land Rover, Lennard Hoornik, disse à Autocar que um Land Rover Defender elétrico precisa de mais tempo.

A versão EV terá que representar "um passo significativo na evolução do Defender", explicou ele. Por que precisamos ser pacientes? A resposta está na plataforma.

A plataforma D7x

Hoornik explicou que eletrificar o atual carro L663, em sua plataforma D7x, não é o que a empresa deseja. O L663", disse ele, "é brilhante no que faz, e já temos uma versão híbrida plug-in [de quatro cilindros], mas não é fácil encontrar o espaço extra de que precisamos dentro desse chassi para as baterias".

Fontes internas da empresa citadas pela Autocar, mas que permaneceram anônimas, acrescentaram que a plataforma atual também impediria a mudança do Defender para o trem de força híbrido plug-in de seis cilindros com uma bateria maior.

<p>O Range Rover elétrico e os testes no deserto</p>
Fotos de: Land Rover

O Range Rover elétrico e os testes no deserto

"Dissemos que faremos um modelo elétrico para cada uma de nossas marcas[Range Rover, Defender, Discovery e Jaguar] e continuamos comprometidos com isso", continuou Hoornik. "Mas encontrar espaço na atual plataforma do Defender é muito, muito difícil, então teremos que usar algo diferente."

O Dakar 2026 será um grande teste

O cenário mais provável, à luz das declarações de Hoornik, é que um Defender elétrico poderia chegar com a mudança de geração e a chegada de uma nova plataforma. O gerente, no entanto, não quis comentar essa ideia, mas, ao falar com jornalistas britânicos, fez questão de reiterar a motivação da Jaguar Land Rover para participar do Dakar e do Campeonato Mundial de Rally-Raid da FIA em 2026 com dois carros de corrida derivados do Land Rover Defender Octa.

<p>Land Rover Defender Octa</p>

Land Rover Defender Octa

"Vamos aprender muito participando", disse Hoornik. "Participar do evento de rally-raid mais desafiador do mundo representa o teste definitivo para o que é, até o momento, o nosso Defender mais radical", comentou Mark Cameron, Diretor Geral do Defender, ao fazer o anúncio.