BYD Dolphin Mini terá produção iniciada em Camaçari em junho de 2025
Produção inicial será com kits da China; linha completa virá no final do ano
A BYD confirmou que iniciará a produção do Dolphin Mini na fábrica de Camaçari (BA) em junho de 2025. O anúncio foi feito por Stella Li, vice-presidente global da montadora, durante coletiva de imprensa realizada na cidade de Shengzhou, na China. O InsideEVs Brasil acompanhou o evento e as novidades da marca chinesa na continuidade do Salão de Xangai.
A fábrica de Camaçari será a primeira linha de montagem de automóveis da BYD fora da Ásia. A planta terá capacidade inicial para fabricar até 150 mil unidades por ano, com a possibilidade de expansão para 300 mil unidades até 2027. Além de abastecer o mercado brasileiro, a unidade baiana também servirá como centro de exportação para a América Latina.
Inicialmente, a produção será feita em regime SKD/CKD, com kits enviados da China para montagem local, conforme anunciado antes. A produção completa, com nacionalização de componentes, está prevista para iniciar até o final de 2025.
O Dolphin Mini será o primeiro modelo a ser fabricado na planta baiana. Em fevereiro de 2024, o hatch compacto foi lançado no Brasil e rapidamente se tornou o carro elétrico mais vendido do país, superando o irmão maior, Dolphin. O modelo é oferecido em duas versões, com capacidade para quatro ou cinco ocupantes.
O Dolphin Mini conta com motor elétrico de 75 cv de potência e torque de 13,6 kgfm. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 14,9 segundos, com velocidade máxima de 130 km/h. O conjunto é alimentado pela bateria Blade de 38,8 kWh brutos, proporcionando uma autonomia de 280 km pelo ciclo Inmetro, podendo alcançar até 350 km no uso real.
Entre os itens de série, o modelo oferece rodas de 16 polegadas, seis airbags, faróis de LED, acendimento automático dos faróis, ajuste elétrico do banco do motorista, controle de cruzeiro, câmera 360 graus e atualizações remotas de software.
Galeria: BYD Dolphin Mini (BR)
Embora anteriormente tenha sido anunciado que o Song Pro híbrido plug-in também seria um dos primeiros modelos nacionais, desta vez a marca não mencionou o SUV na apresentação. A estratégia inicial é manter a linha atual de modelos globais à venda no Brasil, com a possibilidade de desenvolvimento de versões específicas para o mercado nacional no futuro, conforme o desempenho das vendas.
Stella Li afirmou que a BYD está comprometida em entender o mercado brasileiro antes de ampliar a gama de modelos locais. A expectativa é que, conforme a aceitação do Dolphin Mini e de futuros veículos, haja espaço para adaptações e novos lançamentos direcionados à realidade do país e da região.
A nova fábrica de Camaçari, instalada em uma área que anteriormente abrigava a operação da Ford, é parte do plano de expansão global da BYD. A unidade é estratégica para a empresa consolidar sua presença nas Américas, ampliando a capacidade de produção de veículos elétricos fora do mercado asiático.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD amplia produção de baterias para sustentar preços de elétricos no Brasil
GAC Aion UT estreia no top 5 dos elétricos mais vendidos do Brasil
BYD supera Citroën na Europa e avanço chinês ganha novo marco
MG4 Urban antecipa como a MG quer entrar na guerra dos hatches elétricos
Depois do bZ4X, Toyota pode apostar em outros elétricos no país; veja as opções
Top 10 dos elétricos em junho: BYD domina e Geely EX2 mantém 3º lugar
BYD investe R$ 500 mi em baterias para armazenar energia no Brasil