Ir para o conteúdo principal

Guerra de preços na China pode desestabilizar mercado automotivo global

Competição feroz ameaça colapso de montadoras e cria risco de efeito dominó global

BYD Dolphin Surf
Foto de: BYD

Se há um mercado automotivo em crescimento no mundo, esse é o chinês. Com volumes de produção e vendas incomparáveis a qualquer outro país no mundo e uma forte expansão no setor de veículos elétricos, os números impressionam — pelo menos à primeira vista.

No entanto, por trás desses números positivos, começam a surgir rachaduras e zonas de instabilidade. O maior problema é a rentabilidade. Como as montadoras do país constantemente tentar vender seus modelos com preços bem abaixo de concorrentes tradicionais, o resultado de trabalhar com margens menores pode acabar gerando o efeito rebote, ou seja, desencadear consequência ainda piores para todo o setor.  

Teste BYD Yuan Pro (BR)

BYD dá o pontapé inicial

A estratégia de corte agressivo nos preços não é nova. Já foi vista recentemente e agora retorna com força, encabeçada principalmente pela BYD. A marca chinesa anunciou reduções significativas nos preços de uma dúzia de modelos, com descontos que chegam a 30% ou até 35% em alguns casos.

A intenção é clara: aumentar o volume de vendas a qualquer custo e pressionar marcas com menor estrutura financeira a deixarem o mercado. Para Tu Le, CEO da consultoria Sino Auto Insights, a estratégia é perigosa: “Essa decisão pode provocar um verdadeiro banho de sangue até o fim do ano. É possivelmente a primeira peça de um dominó que colocará em xeque marcas que já enfrentam dificuldades.”

leapmotor b10

Leapmotor B10, que chegará ao Brasil em breve

Foto de: Leapmotor

Alerta para os carros "zero km usados"

Outro ponto de preocupação é o crescimento do fenômeno dos veículos “km zero” na China — carros registrados pelas próprias concessionárias para inflar os números de vendas no curto prazo, mas revendidos logo em seguida como seminovos, apesar de nunca terem sido usados. A prática, embora comum, contribui ainda mais para a compressão das margens de lucro.

O que você pensa sobre isso?

Wei Jianjun, presidente da Great Wall Motors, comentou sua inquietação recentemente: “Essa guerra de preços está corroendo os lucros das montadoras e dos fornecedores. Estamos diante de um risco de colapso generalizado. Muitos podem ter o mesmo destino da Evergrande, a gigante do setor imobiliário que tentou entrar no mercado de elétricos, mas não suportou o impacto.”

GWM Tank 300 Hi4-T 2025 (BR)

GWM Tank 300 

Foto de: GWM

Efeito imediato no mercado

As consequências já começam a aparecer. As ações da BYD caíram 8,6% na Bolsa de Hong Kong. A Geely teve uma retração de 9,5%; a NIO recuou 3,5%; e a Leapmotor, 8,5%. As autoridades reguladoras chinesas já alertaram sobre os efeitos dessa política agressiva e investidores estão em alerta máximo.

Compartilhe este artigo