Ir para o conteúdo principal

Ora 5 GT surge na China com visual inédito e versão PHEV; vem ao Brasil?

Novo SUV ganha motor híbrido plug-in, cresce em tamanho e adota traseira inédita

Ora 5 GT surge na China com visual inédito e versão híbrida
Foto de: MIIT

O Ora 5 ganhou uma inédita versão híbrida plug-in (PHEV) e um visual completamente renovado na China. Revelado em documentos do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT), o SUV cresceu em tamanho, recebeu uma traseira redesenhada e indica uma nova evolução da família. A novidade chama atenção também no Brasil, onde o modelo acaba de estrear. 

Vale lembrar que o Ora 5, lançado recentemente por aqui, teve o primeiro lote esgotado e faz parte dos planos de nacionalização da GWM em Aracruz (ES), quando a segunda fábrica nacional da chinesa entrar em operação. Além disso, a própria marca já havia afirmado que o modelo elétrico serviria como um teste de mercado antes da expansão da família com outras opções de propulsão.

Até então, essa estratégia parecia seguir outro caminho. Durante o Salão de Xangai, a GWM apresentou versões HEV, PHEV e até ICE (combustão) do Ora 5 mantendo praticamente o mesmo visual do elétrico. Agora, porém, o novo Ora 5 GT sugere uma mudança de direção, já que a variante híbrida passa a ter identidade própria.

Ora 5 GT surge na China com visual inédito e versão híbrida
Foto de: MIIT

Maior e com traseira inédita

Visualmente, a dianteira permanece bastante semelhante à do Ora 5 elétrico, preservando os faróis arredondados e as linhas suaves que caracterizam o modelo. As principais mudanças estão na traseira, que adota lanternas interligadas por uma barra luminosa, novo desenho da tampa do porta-malas e para-choque redesenhado.

O SUV também cresceu e, bastante. Agora são 4.758 mm de comprimento, mantendo 2.720 mm de entre-eixos, com largura entre 1.833 e 1.844 mm e altura de 1.630 mm. O aumento de cerca de 22 cm em relação ao Ora 5 elétrico vendido atualmente sugere um porta-malas mais amplo e um posicionamento mais voltado ao uso familiar.

Sistema híbrido plug-in

Sob o capô está o motor 1.5 turbo, que entrega 115 kW (156 cv) e integra o novo sistema híbrido plug-in da GWM identificado pelo emblema Hi2. A velocidade máxima declarada é de 190 km/h.

Outro detalhe chama atenção: ao contrário da maioria dos eletrificados da GWM na China, que utilizam baterias da Svolt, o novo híbrido emprega um conjunto de fosfato de ferro-lítio (LFP) fornecido pela CATL.

Os documentos do MIIT também revelam uma ampla lista de equipamentos opcionais, incluindo sensores adicionais, câmeras laterais, LiDAR em versões mais completas, diferentes rodas de 18 polegadas e acabamentos externos.

Ora 5 GT surge na China com visual inédito e versão híbrida
Foto de: MIIT

E para o Brasil?

Ainda não há qualquer confirmação de que essa nova configuração faça parte dos planos da GWM para o mercado brasileiro.

Na verdade, o crescimento do Ora 5 GT levanta uma dúvida interessante. Com 4,76 metros de comprimento, o SUV passa a se aproximar das dimensões do Haval H6, principal utilitário esportivo eletrificado da marca, o que pode gerar uma sobreposição dentro do portfólio.

O que você pensa sobre isso?

Por outro lado, a GWM já deixou claro que pretende ampliar a família Ora 5 com novas motorizações após avaliar a aceitação da versão elétrica. Nesse contexto, existem ao menos dois caminhos possíveis: manter a estratégia apresentada anteriormente, trazendo versões híbridas com o mesmo visual do modelo atual, ou adotar a evolução mais recente vista na China.

Por enquanto, o novo Ora 5 GT permanece como um lançamento destinado ao mercado chinês. Ainda assim, seu desenvolvimento mostra que a GWM continua expandindo a família Ora 5 e deixa em aberto qual será o formato escolhido para essa evolução nos mercados internacionais, incluindo o Brasil.

Compartilhe este artigo