Exclusivo! Como anda o Volvo EX30 2024, SUV elétrico de R$ 219.950
Projeto mais novo o coloca como, em algumas situações, melhor que o XC40 e C40
"Todo Volvo deve ser previsível, confiável e confortável." Essa é a diretriz de Egbert Bakker, chefe de dinâmica veicular da Volvo, que está me conduzindo pelo campo de provas da empresa em um protótipo EX30 amarelo musgo super bonito. Ainda levará algumas semanas até que eu possa assumir o volante do novo carro elétrico da Volvo, mas ao andar com Bakker, já estou encontrando muitos motivos para gostar.
O Volvo EX30 2024 é o menor e mais barato modelo da Volvo. Com 4.233 mm de comprimento, 1.837 mm de largura e 1.549 mm de altura, o EX30 elétrico tem aproximadamente o mesmo tamanho de um Hyundai Kona. Nos Estados Unidos, com o preço inicial previsto de US$ 36.145 (R$ 175.000), incluindo um frete de US$ 1.195, o Volvo EX30 reduzirá o preço do atual EV de entrada da Volvo, o XC40 Recharge, em US$ 18.600 (R$ 90.300) nos Estados Unidos. No Brasil, a diferença é de R$ 110.000 para o XC40 P6 de entrada.
Especificações | Volvo EX30 2024 |
Motor | Duplo síncrono de imãs permanentes |
Potência | 422 cv de potência / 55,3 kgfm |
Autonomia | 425 km (estimado) |
Tipo de carga | 153 kW DC |
Preço base (EUA) | US$ 34,950 + US$ 1,195 Destino |
Início de vendas | Junho de 2024 |
Previsível
Nenhuma das especificações do EX30 2024 é especialmente notável, mas ainda assim, ele está preparado para ser competitivo em relação a outros EVs compactos. Nos Estados Unidos, haverá apenas a opção de bateria maior, de 69,0 kWh - dos quais 64,0 kWh são utilizáveis - com uma taxa máxima de carga rápida DC de 153 kW. Outros países, como o Brasil, terão acesso a uma bateria menor, de 51,0 kWh (49,0 kWh utilizáveis), com uma velocidade de carregamento mais lenta, de 134 kW.
Sobre o carregamento, a Volvo adotará em breve o plugue padrão de carregamento norte-americano da Tesla, mas a primeira rodada de EX30s não terá essa configuração por lá. Os primeiros clientes receberão um adaptador que lhes permitirá usar a rede Supercharger da Tesla, mas os EX30 ano/modelo 2026 serão os primeiros a ter o novo padrão combinado da Volvo.
O modelo com 69 kWh estará disponível em duas versões com nomes simples: Single Motor Extended Range e Twin Motor Performance. A primeira tem um único motor elétrico montado no eixo traseiro, produzindo 272 cv de potência e 34,9 kgfm. A segunda - sem surpresas - acrescenta um segundo motor elétrico ao eixo dianteiro, aumentando a potência para 422 cv e 55,3 kgfm.
Os números finais da autonomia pelo ciclo EPA (norte-americano) ainda não são conhecidos, mas a Volvo estima 440 km para o EX30 de motor único e 425 km para a versão de motor duplo. Para comparação, espera-se que o Hyundai Kona, acima mencionado e de tamanho semelhante, percorra 416 milhas com uma carga completa. No espaço de luxo, o pequeno e robusto Audi Q4 E-Tron alcança 420 km com uma carga completa, pelo que o EX30 está no caminho certo - assumindo que as classificações finais da EPA se mantenham.
Controlável
Localizada nos arredores de Gotemburgo, na Suécia, a pista de testes Hällered da Volvo é um percurso estreito e sinuoso com vários buracos, ondulações e outros fatores que alteram a suspensão, projetados para imitar as condições das estradas de todo o mundo.
Dirigindo um EX30 Twin Motor Performance, Bakker aponta intencionalmente o nariz do EV para esses trechos mais ásperos e executa algumas manobras de direção bruscas para demonstrar a estabilidade do crossover em velocidade. Em todos os momentos, o EX30 mantém o equilíbrio e a compostura, com quantidades adequadas de rolagem lateral após as manobras mais agressivas de Bakker no volante. O EX30 é plantado e parece sólido, com menos movimentos da carroceria do que os C40 e XC40 elétricos da Volvo, que andam mais rápido.
Teremos opções de rodas de 19 e 20 polegadas nos EUA, e o carro de teste Moss Yellow usa as últimas, com pneus de verão de especificação europeia. A condução é definitivamente mais firme, e dirigir sobre tampas de bueiros e superfícies ásperas perturba um pouco o EX30. No entanto, os carros com especificações norte-americanas terão pneus para todas as estações, portanto, talvez esse EV seja um pouco mais confortável quando chegar aos Estados Unidos. Estou disposto a apostar que as rodas aro 19" de diâmetro menor também ajudarão um pouco, embora essas rodas aro 20" pareçam muito elegantes. Para o Brasil, são rodas de 18", 19" e 20".
Despedindo-me de Bakker, entrei em um protótipo cinza do EX30 com o líder de produto, Joakim Hermansson. Aqui, o foco está menos na condução e no manuseio e mais na potência do EX30, o que é uma surpresa realmente agradável. Não, 422 cv não são mais números de foguete para um carro elétrico nos dias de hoje, mas o resultado é um crossover compacto que pode acelerar até 100 km/h em 3,5 segundos, tornando-o o carro de produção mais rápido da Volvo de todos os tempos.
O sistema Twin Motor do EX30 é um sistema de tração integral variável, em que o eixo dianteiro só é ativado em acelerações fortes ou quando há perda de tração. Há uma configuração de tração Performance AWD em que é possível travar o EX30 Twin Motor em tração integral permanente, mas há uma grande ressalva nesse modo: você perde a capacidade de dirigir no modo One Pedal. Hermansson disse que isso se deve aos diferentes requisitos de mapeamento do acelerador dos modos AWD padrão e Performance, e que a frenagem regenerativa de um pedal seria muito brusca na última configuração. Incômodo? Claro. Controlável? Com certeza.
Confortável
Apesar de seu porte compacto, o EX30 é bastante espaçoso por dentro - pelo menos, nos assentos dianteiros, onde não há falta de espaço para a cabeça ou para as pernas. Grande parte da sensação de abertura e arejamento da cabine se deve ao seu excelente design geral. "Tudo tem uma função" dentro de um Volvo, disse Hermansson, e o EX30 é "um de nossos exemplos mais brilhantes disso".
Além da estética geral, o EX30 mostra o foco da Volvo no uso de tecidos que sejam sustentáveis e interessantes ao olhar e ao toque. Dan Fidgett, chefe de cores e materiais da Volvo, disse que a Volvo realmente quer explorar "outras expressões do premium escandinavo", e é por isso que você verá coisas como acabamento em jeans reciclado, tecidos feitos de talos de plantas, tecido de lã e um deco composto "celestial" feito de pedaços de sucata reciclada. Quatro temas de "ambientes" estarão disponíveis no lançamento, todos com um visual fantástico.
No entanto, o EX30 não é perfeito. Há dois interruptores de vidros no console central, o que não é um problema em si, mas para controlar as janelas traseiras, é preciso pressionar um botão de alternância dianteiro/traseiro, exatamente como o péssimo botão do Volkswagen ID.4. A dependência de uma única tela central sensível ao toque para a maioria das funções do veículo também deixa muito a desejar, embora a Volvo afirme que coisas como controles do limpador de para-brisa e ajustes dos espelhos sempre serão controles físicos. Talvez essas coisas não sejam tão ruins quando se está atrás do volante. Veremos.
Mas espere, tem mais
No final do próximo ano, a Volvo apresentará o EX30 Cross Country, com maior distância do solo e rodas de 18 polegadas com pneus 225/55 para todo tipo de terreno. O revestimento específico e as placas antiderrapantes realmente funcionam no EX30, transformando esse crossover elétrico em um baby allroader. Por enquanto, ainda não se sabe como essa mudança afetará o desempenho e a autonomia.
Cross Country ou não, estou muito entusiasmado com o EX30 como um todo. E, embora a Volvo espere que o EX30 atraia muitos novos compradores para a marca (o que parece já estar acontecendo no Brasil), os clientes fiéis à marca devem encontrar muitos motivos para gostar. O EX30 parece ser mais um Volvo previsível, confiável e confortável - com uma explosão adicional de personalidade.
Volvo EX30 2024
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