Uma nova era para a Kia. Esqueça os carros elétricos baseados em modelos a combustão. Agora é tudo novo e apoiado, principalmente, na nova plataforma dedicada para veículos elétricos E-GMP. E aqui no Brasil, quem faz a estreia dessa novidade é o Kia EV5, um SUV elétrico de porte médio que reúne os novos atributos da montadora coreana.
Primeiro veículo elétrico da Kia a ser lançado no Brasil, o Kia EV5 abre caminho para a chegada de outros modelos baseados na nova arquitetura de veículos elétricos. No entanto, o primeiro membro dessa nova família foi o bastante elogiado EV6, que, por ora, está fora dos planos para o nosso mercado. Depois dele a Kia mostrou o EV9, este sim, com passaporte carimbado e estreia marcada para dezembro.
O EV5 é um modelo que foi revelado pela montadora coreana no Salão de Chengdu, na China. SUV elétrico para cinco ocupantes e proposta familiar, ele chega à versão de produção bastante fiel ao conceito que o antecipou. Seu visual se caracteriza pelo nariz largo e um capô sólido, bem como a chamada "Signature Star Map Lighting" tridimensional da Kia, formada por luzes diurnas de LED.
O exterior tem um formato de linhas retas e esculpidas que é semelhante ao irmão maior Kia EV9. Ambos os modelos compartilham faróis com orientação vertical nas bordas externas. Eles também têm perfis comparáveis com linhas fortemente dobradas que se estendem horizontalmente a partir dos paralamas e uma estética minimalista. A traseira usa lanternas em forma de suporte que percorrem toda a extensão da tampa.
Com porte médio, similar a um Volvo XC60 ou Audi Q5, o EV5 tem 4,61 metros de comprimento, 1,87 metro de largura e 1,71 metro de altura, com uma distância entre eixos de 2,75 metros. O porta-malas tem 513 litros, um bom número para a proposta, subindo para 1.718 litros com o banco traseiro rebatido.
Por dentro, a temática é um pouco diferente, com um design mais suave do que a carroceria de estilo robusto. No geral, o interior é moderno e arejado, alinhado com os demais modelos da linha EV, que apostam em um design mais minimalista e moderno ao mesmo tempo. Destaque para os elementos retilíneos, sobretudo o quadro de instrumentos e a tela do sistema de informação e entretenimento, que formam um conjunto horizontal.
Não há um console central tradicional entre os bancos. Ao invés disso, uma pequena área de armazenamento à frente dos bancos. Destaque para a possibilidade de deslocar o banco do passageiro para se "integrar" ao banco do motorista.
Além disso, a sustentabilidade também está presente na cabine, que utiliza uma variedade de materiais sustentáveis. Isto inclui garrafas plásticas recicladas para os assentos, portas, painel de instrumentos e revestimento do teto.
O Kia EV9 vem equipado com uma gama de tecnologias de assistência à condução (ADAS), como alerta de colisão frontal e traseira, assistente de manutenção de faixa, piloto automático adaptativo com função de parada e partida, monitor de ponto cego com visualização no painel, câmera 360°, entre outros.
O Kia EV5 chegou ao Brasil em configuração de motor único, no eixo dianteiro. É uma unidade elétrica de 217,5 cv (160 kW) e 31,6 kgfm de torque, suficientes para acelerar de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos, segundo os dados oficiais. Durante o test-drive, num trecho predominantemente em rodovia, o EV5 mostrou fôlego mais que suficiente nas arrancadas e retomadas. Não é desempenho esportivo, naturalmente, mas atende a proposta de SUV familiar - vale lembrar que em outros mercados a Kia oferece também a opção GT-Line, com motor duplo e 313 cv de potência.
A dinâmica de condução é uma grata surpresa, com bom acerto da suspensão, ainda que um pouco macia na traseira, mas sem comprometer. Aqui, o EV5 usa a suspensão dianteira do tipo MacPherson, com molas helicoidais e amortecedores a gás, enquanto na traseira é multilink. Leveza e resposta da direção são destaques, bem como a pouca rolagem e isolamento de ruídos e vibrações. A impressão inicial foi muito boa, o que não chega a ser totalmente uma surpresa, dada a qualidade já apontada em avaliações de outros mercados dos elétricos baseados nesta plataforma E-GMP.
A plataforma E-GMP se destaca pela inovação, como o primeiro eixo de transmissão integrado (IDA) produzido em série no mundo. Essa solução compacta integra motor, inversor e transmissão em um único módulo, otimizando o espaço e a eficiência. Além disso, a Kia utiliza eletrônica de carboneto de silício (SiC) nos motores de tração, tecnologia que proporciona maior densidade de potência, menor perda de energia e maior durabilidade.
As baterias, do tipo LFP, tem 88,16 kWh de capacidade em 400 V de tensão. E segundo a medição do Inmetro, o SUV tem 402 km de autonomia (são 550 km pelo WLTP) - na vida real espere por algo entre 450 e 500 km. A recarga é feita em 360 kW (DC), o que é um destaque e posiciona o EV5 no topo dos veículos elétricos com recarga mais potente disponíveis em nosso mercado, e até 11 kW em AC, com tempo variando de 27 minutos para 80% (em DC) até pouco mais de 8 horas em rede residencial de 7 kW (AC).
O Kia EV5 foi lançado no Brasil na versão Land, por R$ 399.990 com garantia de 5 anos para o veículo elétrico e 8 anos (ou 160.000 km) para a bateria. Neste preço, o EV5 inclui um carregador de emergência, wallbox residencia de 7 kW e as três primeiras revisões, até 60.000 km, gratuitas.
Em termos de mercado a Kia afirmou que o EV5 tem um custo benefício superior ao de modelos como o BMW iX1 com tração integral e Volvo EX30 na versão de topo, mencionados durante a apresentação. No entanto, o porte de EV5 se equipara a de um XC60 (que ainda não tem versão elétrica). Dito isto, fica evidente que a Kia tem um produto superior ao Volvo e que não faz feio frente ao BMW. Nessa mesma faixa de preço, se viesse o modelo de tração integral e 313 cv, a briga ficaria ainda mais interessante.
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