A estreia do Leapmotor T03 no mercado europeu marca um novo capítulo na popularização dos veículos elétricos. Esse subcompacto chinês, fruto da parceria entre a Leapmotor e a Stellantis, chega como uma opção acessível e com bom conteúdo, prometendo conquistar um público que busca mobilidade elétrica sem abrir mão da economia.
O T03 se destaca por ser um dos carros elétricos mais baratos do mercado, se equiparando a modelos como o Renault Kwid E-Tech, abrindo caminho para um novo segmento e desafiando os concorrentes tradicionais. Sua chegada ao Brasil, prevista para 2025, deve gerar ainda mais expectativa entre os consumidores. Vamos conhecê-lo melhor:
O Leapmotor T03 se posiciona como uma opção interessante para quem busca um carro elétrico compacto e acessível. Com dimensões similares ao Fiat Panda, o modelo oferece um design funcional e prático, ideal para o uso urbano. Equipado com a plataforma 3.0, desenvolvida especificamente para veículos elétricos, o T03 garante uma boa autonomia e desempenho.
O interior do T03 prioriza o conforto dos ocupantes dianteiros, com um layout verticalizado e intuitivo. Embora a parte traseira seja mais compacta, especialmente no espaço para as pernas, o modelo oferece um bom aproveitamento interno para sua categoria. O porta-malas, com 210 litros, não se destaca, mas é suficiente para o dia a dia, apesar da ausência de tampão traseiro.
O T03 faz parte da ofensiva de eletrificação da Leapmotor, que visa expandir sua presença na Europa e em outros mercados. O modelo, junto com o C10 e o futuro B10, demonstra a ambição da marca em oferecer uma gama completa de veículos elétricos.
Equipado com uma tela sensível ao toque de 10,1 polegadas, o sistema multimídia do Leapmotor T03 oferece uma experiência conectada e personalizada. Através de atualizações remotas (over-the-air), o sistema é constantemente aprimorado, garantindo que o veículo esteja sempre atualizado. Além disso, o aplicativo dedicado permite controlar diversas funções à distância, como abrir as portas, ajustar o ar-condicionado e pré-aquecer a bateria. Embora a compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto ainda não esteja disponível, a fabricante promete implementá-la em 2025.
A inovação se estende ao gerenciamento da motorização elétrica, que conta com um sistema de controle em nuvem. Essa tecnologia permite monitorar a bateria em tempo real, otimizando o desempenho e prolongando sua vida útil.
Equipado com uma bateria de 37,3 kWh de fosfato de ferro-lítio (LFP), fornecida por líderes do mercado como a CATL, o Leapmotor T03 oferece uma autonomia de até 265 km no ciclo WLTP e pode chegar a 395 km em uso urbano, tornando-o ideal para o dia a dia na cidade. Seu motor síncrono de ímã permanente de 95 cv promete agilidade no trânsito, sendo condizente com sua proposta - é a mesma potência que o BYD Dolphin, que é um modelo maior.
O preço oficial do Leapmotor T03 na pré-venda é de 18.900 euros, o equivalente a R$ 115.000 numa conversão direta. Mas vale lembrar que esse é o valor cheio, sem considerar os eventuais incentivos - na prática, o preço final deve ficar abaixo de R$ 100 mil na Europa, colocando-o na mira do Dacia Spring.
A Stellantis aposta nesse modelo para acelerar sua entrada no segmento de subcompactos elétricos e conquistar um público que não abre mão de um bom custo-benefício.
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