O grande objetivo deste teste de longa duração é mostrar a vida real com o Renault Kwid E-Tech. Isso significa que estamos testando todas as formas possíveis de utilização e recarga. Já falamos sobre o custo de rodar os primeiros 1.000 km usando recargas pagas. Agora vamos mostrar o quanto custa para carregar o carro em casa, sem wallbox.
É preciso ter em mente que esta não é a utilização recomendada, mas considerada como emergencial. Hoje, praticamente todas as pessoas que compram um veículo 100% elétrico tentam ter à disposição um wallbox em casa, no destino (casa de campo, praia) ou no trabalho para evitar mudar a sua rotina.
Carregador de emergência do Kwid E-Tech - Garagem EV
Mas e quando nenhuma das alternativas está disponível? É neste caso que temos a disposição o carregador emergencial que está sempre no carro. Com ele, você pode utilizar uma tomada residencial de 220V. No entanto, é preciso que esta tomada esteja instalada corretamente, ou seja, com 3 pinos e aterramento.
Este tipo de carregador é chamado de emergência e isso não é por acaso. Como sua potência de carregamento é de 2,2 kW em uma tomada de 220V, considerando que a bateria esteja zerada (o que é praticamente impossível), o tempo total para completar a carga será de 12 horas. Na pior hipótese possível, uma tomada de 110V também pode te atender, mas com potência de 1,1 kW - e o tempo total de recarga será de aproximadamente 24 horas.
O que nós aprendemos nesse contato é que é possível conviver apenas com este carregador de emergência utilizando a tomada de 220V - bem instalada e com aterramento sempre. Se tentar colocar em uma tomada sem aterramento, o carregador simplesmente não irá funcionar.
Renault Kwid E-Tech Recarga
Durante a nossa convivência, a tarifa residencial cobrada pela Enel em São Paulo era de R$ 0,80 kWh. Utilizando este valor, o custo da recarga completa em casa é de R$ 21,60 (de 0 a 100%), mas claro, nunca partimos de 0% de bateria - o que diminui ainda mais este valor.
Kwid E-Tech no Garagem EV
Vale lembrar também que o custo do kWh varia em cada região e operadora, além das bandeiras (verde, amarela e vermelha) que podem passar a ser vigentes.
Infelizmente, nenhuma pessoa na redação do Motor1.com possui placas solares instaladas na residência, o que puxaria para zero o custo para se rodar com o Kwid E-Tech. Se você possui essa possibilidade, é uma consideração importante a se fazer.
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