[ATUALIZAÇÃO 18/03: O ranking mudou bastante com a queda do preço do Renault Kwid E-Tech, agora por R$ 99.990; e a chegada do BYD Dolphin Mini por R$ 115.880. A Mini subiu o preço do Cooper E, fazendo com que sumisse da lista. O Peugeot e-2008 saiu das concessionárias, após ter esgotado os estoques da versão pré-facelift. Com isso, o BYD Yuan Plus conseguiu entrar na 10ª posição.

Procurando pelos carros elétricos mais baratos? Em 2024, a oferta desses veículos no Brasil mudou muito, com a chegada de diversas opções para todos os gostos, tamanhos e preços. O destaque foi a queda de preço e novas opções abaixo dos R$ 200 mil, começando a deixar a eletrificação um pouco mais acessível. Hoje, os 10 carros elétricos mais baratos do Brasil quase não chegam em R$ 250 mil - é muito, mas é melhor do que era há pouco tempo. 

Hoje, quem quiser entrar de cabeça na eletrificação sem passar por um híbrido irá encontrar alguns modelos bem mais interessantes, com mais equipamentos e uma boa autonomia. E este ranking dos 10 carros elétricos mais baratos do Brasil deve mudar novamente; a JAC trará o Yiwei 3 (ainda sem um nome oficial) na mesma faixa que o BYD Dolphin e GWM Ora 03 e alguns modelos estão sendo renovados, como o Peugeot e-2008.

O critério da lista é bem simples, baseando-se no preço praticado pelas fabricantes. Algumas declaram um valor de tabela no configurador, mas mantém os veículos com preços bem mais atraentes em sua seção de ofertas, então montamos a lista considerando esta promoção. É o caso da Peugeot, que utiliza essa tática para todos os seus carros, elétricos ou a combustão.

1º - Renault Kwid E-Tech é o carro elétrico mais barato do Brasil

Renault Kwid E-Tech - avaliacao - externas (2)
  • Preço: R$ 99.990
  • Bateria: 26,7 kWh
  • Potência e torque: 65 cv (48 kW) e 11,5 kgfm
  • Autonomia (Inmetro PBEV): 185 km
  • Recarga a 7,4 kWh (20% - 100%): 2 horas e 54 minutos
  • Recarga a 30 kWh (20% - 80%): 40 minutos

Quando foi lançado, o Renault Kwid E-Tech custava R$ 142.990 e, ainda assim, foi o elétrico mais barato do país por um tempo. Na época, brigava somente com o JAC E-JS1 e, um pouco depois, com o iCar. Com a chegada da BYD Dolphin Mini, a francesa respondeu reduzindo o preço do subcompacto. Apesar de ser um pouco maior, conta com uma bateria pequena de 26,7 kWh, o que se traduz em 185 km de autonomia. É bem próximo do irmão com motor a combustão até mesmo nos equipamentos, trazendo seis airbags, sensor de estacionamento traseiro, monitoramento de pressão dos pneus e central multimídia de 7" com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

2º - BYD Dolphin Mini

BYD Dolphin Mini (BR)
  • Preço: R$ 115.800
  • Bateria: 38,8 kWh
  • Potência e torque: 75 cv (55 kW) e 13,8 kgfm
  • Autonomia (Inmetro PBEV): 280 km
  • Recarga a 6,6 kWh (20% - 100%): Não informado
  • Recarga a 40 kWh (30% - 80%): 30 minutos

O BYD Dolphin Mini decepcionou bastante quando chegou por R$ 115.800. Até teve uma promoção na pré-venda, com um bônus de R$ 10 mil e uma ideia de dar o carregador grátis para que ele custasse R$ 99.800 nas primeiras unidades, mas isso não colou. Promete ser mais eficiente, pois a bateria de 38,8 kWh entrega uma autonomia de 280 km pelo Inmetro. É equipado com faróis de LED, seis airbags, rodas de liga leve de 16 polegadas, central multimídia de 10,1 polegadas, Apple CarPlay e Android Auto sem fio, controle de cruzeiro, entre outros.

3º - Caoa Chery iCar

Caoa Chery iCAR 2023 (1)
  • Preço: R$ 119.990
  • Bateria: 30,8 kWh
  • Potência e torque: 61 cv (45 kW) e 15,3 kgfm
  • Autonomia (Inmetro PBEV): 197 km
  • Recarga a 7,4 kWh (20% - 100%): 5 horas
  • Recarga a 50 kWh (20% - 80%): 36 minutos

O único carro elétrico da Caoa Chery, o iCar chegou com a proposta de ser totalmente urbano. É um citycar, bem pequeno, com 3,20 metros de comprimento e com somente duas portas. Apesar disso, entrega uma boa autonomia, por usar uma bateria de 30,8 kWh e ser bem leve, podendo rodar por 197 km de acordo com a medição oficial do Inmetro PBEV.

Já foi o mais barato, só que a Renault cortou o preço do Kwid E-Tech e a BYD lançou o Dolphin Mini, fazendo com que o subcompacto ficasse com a 3ª posição do ranking. Apesar do preço, vem bem equipado, com multimídia de 10,25", ar-condicionado automático, carregador de celular por indução, bancos dianteiros com ajuste elétrico, câmera de ré e teto panorâmico. Mas fica devendo mais airbags, contando com somente dois.

4º - JAC E-JS1

JAC e-JS1 - avaliação 120.000 km
  • Preço: R$ 126.900
  • Bateria: 30,2 kWh
  • Potência e torque: 62 cv (45 kW) e 15,3 kgfm
  • Autonomia (Inmetro PBEV): 161 km
  • Recarga a 7,4 kWh (20% - 100%): 8 horas
  • Recarga a 22 kWh (20% - 80%): 1 hora e 15 minutos

Desde que fez a transição para vender somente carros elétricos, a JAC sempre tentou ter os veículos mais baratos. O E-JS1 foi um deles, inclusive teve o título de mais barato do país algumas vezes. A chegada do Dolphin Mini acabou empurrando o hatch para a 4ª colocação. Bem compacto, tem 161 km de autonomia, usando uma bateria de 30,2 kWh. Seguido a velha estratégia dos carros chineses, aposta em um conteúdo mais recheado para um modelo de seu preço, com faróis de LED, multimídia de 10,25", painel de instrumentos digital, sensor de estacionamento, câmera de ré e mais.

5º - BYD Dolphin

BYD Dolphin vs. GWM Ora 03 Skin
  • Preço: R$ 149.800
  • Bateria: 44,9 kWh
  • Potência e torque: 94 cv (70 kW) e 18,3 kgfm
  • Autonomia (Inmetro PBEV): 291 km
  • Recarga a 6,6 kWh (30% - 100%): 7 horas
  • Recarga a 60 kWh (20% - 80%): 25 minutos

Não é exagero falar que o BYD Dolphin balançou o segmento quando foi lançado, forçando Caoa Chery, Renault e JAC a reajustarem os preços de seus modelos. A prova é que o Dolphin foi o carro elétrico mais vendido do Brasil em 2023, mesmo que tenha chegado no começo do 2º semestre. Com um porte mais próximo de um hatch compacto do que um subcompacto, consegue carregar uma bateria maior de 44,9 kWh e é capaz de rodar por 291 km. Outro trunfo é vir muito bem equipado, com seis airbags, câmera 360°, painel digital, multimídia de 12,8", faróis com acendimento automático, faróis full-LED, ar-condicionado automático digital, entre outros.

6º - GWM Ora 03

GWM Ora 03 Skin (teste BR)
  • Preço: R$ 150.000
  • Bateria: 48 kWh
  • Potência e torque: 171 cv (126 kW) e 25,5 kgfm
  • Autonomia (Inmetro PBEV): 232 km
  • Recarga a 11 kWh (20% - 100%): 3 horas
  • Recarga a 64 kWh (20% - 80%): 30 minutos

Estreante no Brasil, a GWM não quis deixar a BYD dominar e correu para lançar o Ora 03, rival direto do Dolphin. Foi uma resposta tão clara que até custa praticamente o mesmo. Aposta em um design diferenciado e um motor mais potente, de 171 km. Porém, mesmo com uma bateria de 48 kWh, a autonomia é menor, de 232 km. É equipado com itens como central multimídia de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, câmera 360°, sete airbags, frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de ponto cego, sistema de som com seis alto-falantes e mais.

7º - Hyundai Kona Electric

Hyundai Kona EV (BR)
  • Preço: R$ 189.990
  • Bateria: 39,2 kWh
  • Potência e torque: 136 cv (100 kW) e 40,3 kgfm
  • Autonomia (Inmetro PBEV): 252 km
  • Recarga a 7,2 kWh (20% - 100%): 6 horas e 10 minutos
  • Recarga a 44 kWh (20% - 80%): 47 minutos

O único elétrico da Hyundai no momento é o Kona Electric, que passou por uma série de descontos até chegar aos R$ 189.990 cobrados atualmente. Tem a 2º melhor autonomia do ranking dos carros elétricos mais baratos, perdendo somente para o Dolphin, sendo capaz de rodar por 252 km. O problema é que é um modelo desatualizado, por já ganhou uma nova geração no resto do mundo. Entre os equipamentos estão detector de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, seis airbags, multimídia de 10,25" com Android Auto e Apple CarPlay e head-up display. O lado ruim é que o carro irá mudar em breve no Brasil.

8º - Seres 3

Seres 3 - avaliação (BR) (7)
  • Preço: R$ 199.990
  • Bateria: 39,2 kWh
  • Potência e torque: 163 cv (120 kW) e 30,6 kgfm
  • Autonomia (Inmetro PBEV): 206 km
  • Recarga a 7,4 kWh (20% - 100%): 8 horas
  • Recarga a 50 kWh (20% - 80%): 1 hora e 15 minutos

Outra marca novata que fez a sua estreia em 2023, a Seres inicou a operação com o Seres 3 (não confunda com o Série 3 da BMW). Foi mais um que precisou rever sua estratégia de preços, caindo de R$ 240 mil no lançamento para os R$ 199.990 atuais. Ainda é um pouco raro nas ruas, esperando pela abertura de mais concessionárias para ampliar a sua presença no país. A autonomia também não ajuda, com somente 206 km de alcance, ficando mais próximo dos elétricos de entrada do que os outros SUVs. Tem multimídia de 10", carregador sem fio para celular, seis airbags, câmera 360°, painel de instrumentos digital, teto solar panorâmico e mais.

9º - Fiat 500e

Fiat 500e (BR)
  • Preço: R$ 214.990
  • Bateria: 42 kWh
  • Potência e torque: 118 cv (87 kW) e 22,4 kgfm
  • Autonomia (Inmetro PBEV): 227 km
  • Recarga a 7,4 kWh (20% - 100%): 6 horas
  • Recarga a 85 kWh (20% - 80%): 35 minutos

A Fiat tem somente um carro elétrico, o 500e. É oferecido como um carro de nicho, para quem gostava do Cinquecento, pois tem uma reinvenção do design clássico em uma pegada mais moderna. Só que também é bem mais caro do que os outros subcompactos elétricos vendidos no Brasil, motivo pelo qual está longe de ser um dos mais vendidos. Roda 227 km com uma carga, segundo o Inmetro PBEV.

Ao menos compensa na lista de equipamentos, vindo com multimídia de 10,25" com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador wireless para celular, painel de instrumentos de 7", controle de cruzeiro adaptativo, câmera de ré, conexão 4G Wifi nativa, assistente de permanência em faixa e mais.

10º - BYD Yuan Plus

Avaliação - BYD Yuan Plus (BR) (34)
  • Preço: R$ 229.800
  • Bateria: 60,48 kWh
  • Potência e torque: 204 cv (150 kW) e 31,6 kgfm
  • Autonomia (Inmetro PBEV): 294 km
  • Recarga a 7 kWh (0% - 100%): 9 horas
  • Recarga a 80 kWh (30% - 80%): 30 minutos

Com o Peugeot e-2008 fora das lojas enquanto espera pela reestilização, a BYD conseguiu emplacar seu terceiro carro no ranking com o Yuan Plus. Por R$ 229.800, o SUV chinês ainda conseguiu ser R$ 150 mais barato do que o Volvo EX30. Compartilha muita da mecânica com o Dolphin Plus, como o motor de 204 cv e a bateria de 60,48 kWh. Por seu posicionamento mais acima, tem que vir mais equipado, com multimídia de 12,8", seis airbags, painel de instrumentos com tela de 5", rodas de liga leve de 18", assistente de permanênica em faixa, câmera 360°, controle de cruzeiro adaptativo, bancos com ajuste elétrico e mais.

Perguntas mais frequentes:

Qual é o carro elétrico mais barato do Brasil?

O carro elétrico mais barato do Brasil em 2024 é o Renault Kwid E-Tech. O subcompacto é vendido por R$ 99.990.

Qual o SUV elétrico mais barato do Brasil?

O SUV elétrico mais barato do Brasil em 2024 é o Hyundai Kona, que está vendendo as últimas unidades por R$ 189.990.

Os carros elétricos mais baratos do Brasil em 2024

  1. Renault Kwid E-Tech - R$ 99.990
  2. BYD Dolphin Mini - R$ 115.800
  3. Caoa Chery iCar - R$ 119.990
  4. JAC e-JS1 - R$ 126.900
  5. BYD Dolphin - R$ 149.800
  6. GWM Ora 03 - R$ 150.000
  7. Hyundai Kona EV - R$ 189.990
  8. Seres 3 - R$ 199.990
  9. Fiat 500e - R$ 214.990
  10. BYD Yuan Plus - R$ 229.800