Em um mundo onde os carros elétricos baratos estão entrando no mercado, esse BEV (veículo elétrico a bateria) representou para os europeus uma espécie de primeira e real oportunidade de mudar para a mobilidade com emissão zero sem gastar uma fortuna. Ele tem feito isso desde sua estreia comercial em 2020.
O Renault Twingo E-Tech Electric, anteriormente conhecido como Twingo Z.E., ainda está à venda e representa uma espécie de ponte entre a primeira onda de modelos elétricos da empresa (do Zoe ao Fluence, menos bem-sucedido) e a segunda onda, que depois do Megane e do Scenic será encorpoda pela chegada do Renault 5, Renault 4 e Twingo (nova geração).
Mas deixemos de lado a estratégia comercial para nos aprofundarmos na análise desse Twingo elétrico, para conhecermos seus pontos fortes e fracos.
A última geração do Twingo é construída sobre a mesma plataforma do smart fortwo e do forfour. Trata-se de um projeto compartilhado com a Mercedes-Benz, cujo desenvolvimento começou há pouco mais de 10 anos (a estreia do modelo no mercado data de 2014). Portanto, as versões a gasolina, assim como os supercompactos da marca alemã, têm o motor e a tração na traseira.
Renault Twingo Elétrico
A versão elétrica, com um pouco mais de espaço disponível, se diferencia do smart em alguns detalhes técnicos, mas mantém as mesmas características e desempenho. Devido às suas dimensões compactas e à adoção de uma bateria bastante pequena, o Twingo Electric tem a vantagem de manter o peso abaixo de 1,2 toneladas. Não é exatamente o mesmo que as versões térmicas, que não chegam a 1.000 kg, mas não é o mesmo que alguns modelos atuais que têm uma massa muito mais "volumosa".
Embora a plataforma do Twingo Electric seja, para todos os efeitos, multipotente - na verdade, ela nasceu para motores térmicos e depois foi adaptada para a versão de emissão zero - a bateria está localizada sob o assoalho. Isso permite que o espaço a bordo seja mantido.
2020 Renault Twingo Z.E.
Sendo um "Segmento A" com pouco mais de 3,5 metros, há uma diferença congênita de centímetros entre as fileiras dianteira e traseira (estritamente para 2), mas o espaço geral está em linha com outros carros na categoria de carros urbanos. O porta-malas tem capacidade de 240 litros, que se tornam 980 ao rebater o sofá traseiro. Deve-se observar que o capô dianteiro não tem compartimentos adicionais. Na verdade, ele nem pode ser aberto.
Filho de um design um tanto datado e destinado a deixar os mercados em um tempo relativamente curto, o Renault Twingo tem um sistema de informação e entretenimento bastante tradicional, controlado por uma tela sensível ao toque de 7 polegadas no centro do painel.
Ele tem conectividade com dispositivos externos e todas as funções exigidas de um carro atual, mas não tem um assistente de voz avançado e não pode receber atualizações over-the-air para acomodar a versão mais recente do software remotamente, como é o caso de outros modelos elétricos mais recentes da empresa.
Renault Twingo elétrico: viaja até 270 km na cidade
O Renault Twingo elétrico abriga uma bateria de íons de lítio de 22 kWh- com química tradicional de níquel-manganês-cobalto (NMC) - sob o assoalho. Ela alimenta um motor elétrico síncrono de ímã permanente que fornece uma potência máxima de 82 cv e um torque máximo de 160 Nm.
O sistema garante um sprint de 0 a 100 km/h em 13 segundos (mas no 0 a 50 é muito mais rápido, parando o relógio em 4 segundos) e uma velocidade máxima de 135 km/h. Mas, acima de tudo, graças ao consumo médio homologado de 15,6 kWh/100 km, ele promete percorrer 190 km em percursos mistos (que se tornam 270 na cidade) com apenas um tanque cheio de elétrons.
O Renault Twingo elétrico é equipado com um carregador de bordo chamado Cameleon, que permite que o carro recarregue tanto em corrente alternada quanto em corrente contínua. A potência máxima de entrada é de 22 kW: o suficiente para recarregar mais 80 km de autonomia em 30 minutos e ir de 0% a 100% em 90 minutos.
Totalmente recarregado em 90 minutos
Considerando a lista de preços particularmente acessível, o Renault Twingo elétrico está entre os carros que, graças aos incentivos (encerrados, mas possivelmente retomados em um futuro próximo), podem receber uma porcentagem maior de redução de preço.
O carro elétrico da Renault está atualmente disponível em três níveis de acabamento: Equilibre, Techno e Urban Night. O primeiro tem um preço inicial de 24.050 euros (R$ 142.000), o segundo de 25.250 euros e o terceiro de 26.350 euros.
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