A nossa experiência de uso real de um carro elétrico compacto chega ao fim com mais de 6.000 km rodados e bons aprendizados. O Renault Kwid E-Tech nos ensinou muito sobre o novo mundo de eletrificação e nos ajudou a acabar com alguns mitos. Com a acomodação natural de preços de elétricos, o Kwid E-Tech hoje custa R$ 99.990 e é uma ótima opção principalmente para empresas que precisam de confiabilidade.

Utilizamos Kwid E-Tech com uma regra: não mudar a nossa vida para se adequar ao carro. Diferente do que algumas pessoas querem provar, nossa missão não era colocar o Kwid Elétrico na estrada e fazer longas viagens. Nem mesmo acordar cedo para chegar num ponto de recarga livre ou "inventar" a necessidade de compras em um determinado mercado só para carregar.

Renault Kwid E-Tech - recarga

Renault Kwid E-Tech - recarga

No uso certo, perrengue zero

Carros elétricos são muito mais focados para o uso urbano. Um carro compacto como o Kwid Elétrico então, nem se fala. Durante a nossa convivência, o colocamos na estrada também para atender alguns eventos de lançamentos, mas sempre com a certeza de que no destino teria um carregador e no máximo a 150 quilômetros de distância para termos margem de segurança. Na estrada, o Kwid Elétrico se limita a 130 km/h, ou seja, cumpre a tarefa de rodar com tranquilidade na velocidade máxima legal de 120 km/h. 

Renault Kwid E-Tech no Garagem EV

Renault Kwid E-Tech em viagem para o MotorPark Haras Tuiti

Saindo dessas exceções, focamos no dia a dia. Rodar pela região metropolitana de São Paulo e focar a sua recarga em nossa base em um dos carregadores que temos em nossa redação. Não tivemos nenhuma situação na qual tivemos problemas com o carregamento. Por aqui, utilizamos o carregador da marca Wallbox com potência máxima de 7,6 kWh, gerenciamento da Tupi ao custo de R$ 1,80 kWh, valor que consideramos até caro (o preço foi definido pelo condomínio para arcar com os custos da instalação).

Renault Kwid E-Tech recarga na redação
Motor1.com

Renault Kwid E-Tech recarga na redação

Carro compacto, bateria compacta, carregamento rápido

Sempre tive a visão de que um carro compacto elétrico urbano é o que mais faz sentido no mundo atual. Nos deslocamentos diários, seja trabalho-residência ou agendas de eventos, quase sempre utilizamos o carro com apenas uma pessoa. O Kwid E-Tech não traz nenhum status para se chegar em uma reunião de negócios, mas é ágil no trânsito e rápido para carregar.

Renault Kwid E-Tech recarga na redação
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Renault Kwid E-Tech recarga na redação

Quem olha para a bateria de "apenas" 27 kWh pode até torcer o nariz, mas a verdade é que está muito bem dimensionada para a proposta do carro. Enquanto o Inmetro homologa alcance de 185 km, nosso teste mostrou que é possível rodar com tranquilidade cerca de 240 quilômetros. Usando o "modo Júlio Cesar" de condução, os números extrapolam 270 km... Mas vamos cravar 240 km como uma média mais comum. Rolou até um desafio de consumo entre os membros da redação.

Painel mostrando tempo de recarga do Kwid E-Tech
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Painel mostrando tempo de recarga do Kwid E-Tech

O lado positivo de uma bateria compacta é justamente o menor tempo para carregar. Neste carregador Wallbox, o qual você pode instalar na sua residência, o tempo médio para carregamento era de no máximo 3h00 - considerando de 10% a 100%. Claro que depende do quão descarregada estava, mas nestes carregadores que você encontra também supermercados e shoppings, é basicamente este o tempo que você encontrará. E para carregar em casa? Dá também, mas aí você terá que deixar muito mais em tomada 220 volts.

Custo baixo para rodar

Decidimos usar o carregador Wallbox do condomínio para termos um padrão e fugir da estratégia de "ficar procurando recarga grátis". Aqui temos pessoas que moram em casas, apartamentos e condomínios que ainda não possuem infraestrutura de recarga e por isso a nossa base foi sempre "a redação".

Por R$ 1,80 o kWh, seria sempre R$ 48,00 para "encher" a bateria e rodar 240 km, o que dá R$ 0,20 por quilômetro rodado. Durante a nossa convivência, dois novos carregadores foram instalados no prédio imediatamente ao lado com o custo de R$ 0,99 por kWh, quase a metade do preço. Nisso, acredite, cerca de R$ 27,00 para carregar de 0 a 100%, mas como nunca teremos esse cenário (terá sempre uma base mínima de por exemplo 5%), o custo ficou sempre na casa dos R$ 24,00. Aqui entramos num custo médio de R$ 0,10 por quilômetro rodado. DEZ centavos por quilômetro.

Renault Kwid E-Tech recarga na redação
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Renault Kwid E-Tech recarga na redação

Para um motorista de aplicativo, considerando uma média diária de 250 km (sim, sabemos que tem pessoas que rodam bem mais, mas tem alguns que rodam menos), isso significaria o custo de R$ 25,00 em energia. Durante 5 dias, 1.250 km, o custo total seria de R$ 125,00. Colocando em perspectiva, 5.000 km no mês custaria R$ 500,00 em energia.

Nenhuma ocorrência de manutenção

Durante a nossa convivência, não tivemos nenhum tipo de ocorrência de manutenção. Não foi necessário trocar nenhum filtro, nenhuma revisão nos freios, nada. Também não tivemos nenhuma falha ou problema que fosse necessário levar para a assistência. 

Aproveitando, o custo de revisão também é um destaque para os carros elétricos. No caso do Kwid E-Tech, a primeira revisão de 10.000 km custa apenas R$ 160.82, enquanto as de 20.000 e de 30.000 km saem cada por R$ 204,60, de acordo com a tabela de preço fechado.

Em relação à garantia, o Kwid E-Tech 100% elétrico tem garantia de fábrica de 3 anos ou até completar 100.000 km e a bateria tem 8 anos de garantia ou 120mil km, caso isso ocorra antes.

Renault Kwid E-Tech recarga na redação
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Renault Kwid E-Tech recarga na redação

Informações confiáveis

Nova tecnologia, novos aprendizados. O Kwid E-Tech elétrico sempre cumpriu o que informou em seu computador de bordo. Mesmo com o nível baixo, o carro se mostrou confiável. Podemos dizer isso com propriedade porque já tivemos problems com modelos elétricos da JAC Motors, onde o carro simplesmente apagou com cerca de 20% da bateria. Com o modelo da Renault isso nunca aconteceu, mesmo em momentos que chegamos a apenas 5% da bateria. 

O nível de confiança também foi o mesmo com a bateria carregada, indicando valores de autonomia sempre muito próximos ao que conseguimos fazer. Claro que existem variáveis como o clima, relevo e o "pé", mas após conhecer o carro, tudo fica muito mais preciso.

Primeiro passo do mundo elétrico

Sabemos que R$ 99.900 é um preço caro para qualquer carro de entrada. A diferença é que no Kwid E-Tech, quanto mais você rodar, mais rápido terá obterá as vantagens de custo de uso e manutenção. Para empresas e motoristas de aplicativo, o Kwid Elétrico entregará a confiabilidade da rede Renault, suprimento garantido de peças (o modelo a combustão é produzido no Brasil). É um carro de entrada e não tem vergonha nenhuma de se colocar como o primeiro passo para o mundo elétrico.