Aos poucos, vamos ganhando mais opções de carros elétricos no nosso mercado. Em menos de um ano, passamos de apenas um para sete modelos. E tem para todos os gostos, com hatches, sedãs e um SUV de luxo. O único porém é que o preço ainda está alto, com valor inicial de R$ 149.990, chegando a pesados R$ 449 mil. E vem mais novidade em 2020. Conheça os carros EV que já podem ser encomendados no Brasil:
O pequeno BMW i3 foi o primeiro carro elétrico a ser vendido no Brasil, chegando ao país em 2014. É vendido em quatro versões, com preços entre R$ 205.950 e R$ 257.950, sendo que a mais cara utiliza um motor a combustão como extensor. Tem autonomia de 335 km, subindo para 440 km na variante com o gerador. Em todos os casos, tem 170 cv e 25,5 kgfm de torque.
BMW i3 | |
Potência | 170 cv |
Torque | 25,5 kgfm |
Autonomia | 335 km / 440 km (com extensor) |
Bateria | 42,2 kWh |
Tempo de Recarga Rápida (80%) | 39 minutos |
Tipo de tomada | CCS Tipo 2 |
Preço | R$ 205.950 a R$ 257.950 |
Os chineses estão abraçando cada vez mais os carros elétricos e o Grupo Caoa decidiu seguir o mesmo caminho no Brasil, importando o Caoa Chery Arrizo 5e. É praticamente a mesma coisa que o Arrizo 5 produzido em Jacareí (SP), mas trocando o motor 1.5 turbo de 150 cv por uma unidade elétrica de 122 cv e 28,1 kgfm. É comercializado por R$ 159.900 e, no momento, somente para vendas diretas. Estará nas concessionárias para vendas no varejo a partir de janeiro, entregando uma autonomia de 322 km.
Caoa Chery Arrizo 5 | |
Potência | 122 cv |
Torque | 28,1 kgfm |
Autonomia | 322 km |
Bateria | 53,5 kWh |
Tempo de Recarga Rápida (80%) | 60 minutos |
Tipo de tomada | GB/T |
Preço | R$ 159.900 |
Um dos EVs mais vendidos dos Estados Unidos, o Chevrolet Bolt enfim chegou ao Brasil, um ano após ser apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo. O hatch elétrico aposta em muita tecnologia e uma das maiores autonomias entre os carros elétricos disponíveis no país, sendo capaz de rodar por até 416 km. Seu motor elétrico entrega 203 cv e 36,7 kgfm.
Chevrolet Bolt | |
Potência | 203 cv |
Torque | 36,7 kgfm |
Autonomia | 416 km |
Bateria | 60 kWh |
Tempo de Recarga Rápida (80%) | 60 minutos |
Tipo de tomada | CCS Tipo 2 |
Preço | R$ 175.000 |
O Jaguar I-Pace carrega vários títulos. Foi o primeiro SUV elétrico do país, é o que tem a maior autonomia (470 km), é o potente (com 400 cv e 70,9 kgfm) e também o mais caro, custando R$ 437 mil – ou R$ 449.190 com o pacote opcional. Como é de se esperar de um carro da marca de luxo, vem bem equipado, com head-up display, piloto automático adaptativo e até conexão com Alexa, assistente de voz da Amazon.
Jaguar I-Pace | |
Potência | 400 |
Torque | 70,9 kgfm |
Autonomia | 470 km |
Bateria | 90 kWh |
Tempo de Recarga Rápida (80%) | 45 minutos |
Tipo de tomada | CCS Tipo 2 |
Preço | R$ 437.000 (R$ 449.190 com opcionais) |
Se não fosse pelo aumento do dólar, o JAC iEV40 teria sido o elétrico mais barato do país – tanto que foi vendido por R$ 149.900 na pré-venda. Desembarcou nas lojas por R$ 153.500 e é o primeiro dos três EVs que a marca chinesa irá oferecer no Brasil até o final de 2020. Basicamente uma versão elétrica do T40, o crossover adota uma unidade elétrica de 115 cv e 30,6 kgfm, prometendo uma autonomia de 300 km com uma única carga.
JAC iEV40 | |
Potência | 115 cv |
Torque | 30,6 kgfm |
Autonomia | 300 km |
Bateria | 40 kWh |
Tempo de Recarga Rápida (80%) | 60 minutos |
Tipo de tomada | GB/T |
Preço | R$ 153.500 |
O carro elétrico mais vendido da Europa em 2018, o Nissan Leaf vem para conquistar quem gosta dos hatches médios, mas com uma pegada elétrica. Custando R$ 195 mil, ele traz o motor elétrico de 149 cv e 32,6 kgfm, entregando uma autonomia de 240 km pelo ciclo europeu WLTP (369 km pelo antigo NEDC).
Nissan Leaf | |
Potência | 149 cv |
Torque | 32,6 kgfm |
Autonomia | 240 km (WLTP) / 369 km (NEDC) |
Bateria | 40 kWh |
Tempo de Recarga Rápida (80%) | 40 minutos |
Tipo de tomada | CHAdeMO e Tipo 1 |
Preço | R$ 195.000 |
No momento, o Renault Zoe é o carro elétrico mais barato que você pode comprar, por R$ 149.990. Também é o mais velho da lista, já que foi lançado na Europa em 2012. A versão oferecida no Brasil tem autonomia de 300 km e utiliza um motor de 90 cv e 22,4 kgfm. Ele deve mudar em breve, já que passou por uma renovação mais profunda na Europa, ganhando 390 km de autonomia, motor de 136 cv, mais equipamentos e um novo design.
Renault Zoe | |
Potência | 90 cv |
Torque | 22,4 kgfm |
Autonomia | 300 km |
Bateria | 41 kWh |
Tempo de Recarga Rápida (80%) | 1h40 |
Tipo de tomada | Tipo 2 |
Preço | R$ 149.990 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Bolt usado pelo equivalente a R$ 56 mil é uma pechincha nos EUA
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Novo Chevrolet Bolt será o elétrico "mais acessível" do mercado, diz GM
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Novo Chevrolet Bolt estreia em 2025 na plataforma do Blazer EV
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Chevrolet Bolt EUV está sendo vendido com bônus de R$ 50 mil ou taxa zero