Aos poucos, vamos ganhando mais opções de carros elétricos no nosso mercado. Em menos de um ano, passamos de apenas um para sete modelos. E tem para todos os gostos, com hatches, sedãs e um SUV de luxo. O único porém é que o preço ainda está alto, com valor inicial de R$ 149.990, chegando a pesados R$ 449 mil. E vem mais novidade em 2020. Conheça os carros EV que já podem ser encomendados no Brasil:
O pequeno BMW i3 foi o primeiro carro elétrico a ser vendido no Brasil, chegando ao país em 2014. É vendido em quatro versões, com preços entre R$ 205.950 e R$ 257.950, sendo que a mais cara utiliza um motor a combustão como extensor. Tem autonomia de 335 km, subindo para 440 km na variante com o gerador. Em todos os casos, tem 170 cv e 25,5 kgfm de torque.
BMW i3 | |
Potência | 170 cv |
Torque | 25,5 kgfm |
Autonomia | 335 km / 440 km (com extensor) |
Bateria | 42,2 kWh |
Tempo de Recarga Rápida (80%) | 39 minutos |
Tipo de tomada | CCS Tipo 2 |
Preço | R$ 205.950 a R$ 257.950 |
Os chineses estão abraçando cada vez mais os carros elétricos e o Grupo Caoa decidiu seguir o mesmo caminho no Brasil, importando o Caoa Chery Arrizo 5e. É praticamente a mesma coisa que o Arrizo 5 produzido em Jacareí (SP), mas trocando o motor 1.5 turbo de 150 cv por uma unidade elétrica de 122 cv e 28,1 kgfm. É comercializado por R$ 159.900 e, no momento, somente para vendas diretas. Estará nas concessionárias para vendas no varejo a partir de janeiro, entregando uma autonomia de 322 km.
Caoa Chery Arrizo 5 | |
Potência | 122 cv |
Torque | 28,1 kgfm |
Autonomia | 322 km |
Bateria | 53,5 kWh |
Tempo de Recarga Rápida (80%) | 60 minutos |
Tipo de tomada | GB/T |
Preço | R$ 159.900 |
Um dos EVs mais vendidos dos Estados Unidos, o Chevrolet Bolt enfim chegou ao Brasil, um ano após ser apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo. O hatch elétrico aposta em muita tecnologia e uma das maiores autonomias entre os carros elétricos disponíveis no país, sendo capaz de rodar por até 416 km. Seu motor elétrico entrega 203 cv e 36,7 kgfm.
Chevrolet Bolt | |
Potência | 203 cv |
Torque | 36,7 kgfm |
Autonomia | 416 km |
Bateria | 60 kWh |
Tempo de Recarga Rápida (80%) | 60 minutos |
Tipo de tomada | CCS Tipo 2 |
Preço | R$ 175.000 |
O Jaguar I-Pace carrega vários títulos. Foi o primeiro SUV elétrico do país, é o que tem a maior autonomia (470 km), é o potente (com 400 cv e 70,9 kgfm) e também o mais caro, custando R$ 437 mil – ou R$ 449.190 com o pacote opcional. Como é de se esperar de um carro da marca de luxo, vem bem equipado, com head-up display, piloto automático adaptativo e até conexão com Alexa, assistente de voz da Amazon.
Jaguar I-Pace | |
Potência | 400 |
Torque | 70,9 kgfm |
Autonomia | 470 km |
Bateria | 90 kWh |
Tempo de Recarga Rápida (80%) | 45 minutos |
Tipo de tomada | CCS Tipo 2 |
Preço | R$ 437.000 (R$ 449.190 com opcionais) |
Se não fosse pelo aumento do dólar, o JAC iEV40 teria sido o elétrico mais barato do país – tanto que foi vendido por R$ 149.900 na pré-venda. Desembarcou nas lojas por R$ 153.500 e é o primeiro dos três EVs que a marca chinesa irá oferecer no Brasil até o final de 2020. Basicamente uma versão elétrica do T40, o crossover adota uma unidade elétrica de 115 cv e 30,6 kgfm, prometendo uma autonomia de 300 km com uma única carga.
JAC iEV40 | |
Potência | 115 cv |
Torque | 30,6 kgfm |
Autonomia | 300 km |
Bateria | 40 kWh |
Tempo de Recarga Rápida (80%) | 60 minutos |
Tipo de tomada | GB/T |
Preço | R$ 153.500 |
O carro elétrico mais vendido da Europa em 2018, o Nissan Leaf vem para conquistar quem gosta dos hatches médios, mas com uma pegada elétrica. Custando R$ 195 mil, ele traz o motor elétrico de 149 cv e 32,6 kgfm, entregando uma autonomia de 240 km pelo ciclo europeu WLTP (369 km pelo antigo NEDC).
Nissan Leaf | |
Potência | 149 cv |
Torque | 32,6 kgfm |
Autonomia | 240 km (WLTP) / 369 km (NEDC) |
Bateria | 40 kWh |
Tempo de Recarga Rápida (80%) | 40 minutos |
Tipo de tomada | CHAdeMO e Tipo 1 |
Preço | R$ 195.000 |
No momento, o Renault Zoe é o carro elétrico mais barato que você pode comprar, por R$ 149.990. Também é o mais velho da lista, já que foi lançado na Europa em 2012. A versão oferecida no Brasil tem autonomia de 300 km e utiliza um motor de 90 cv e 22,4 kgfm. Ele deve mudar em breve, já que passou por uma renovação mais profunda na Europa, ganhando 390 km de autonomia, motor de 136 cv, mais equipamentos e um novo design.
Renault Zoe | |
Potência | 90 cv |
Torque | 22,4 kgfm |
Autonomia | 300 km |
Bateria | 41 kWh |
Tempo de Recarga Rápida (80%) | 1h40 |
Tipo de tomada | Tipo 2 |
Preço | R$ 149.990 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Bolt usado pelo equivalente a R$ 56 mil é uma pechincha nos EUA
Audi lança marca de carros elétricos sem o logo das quatro argolas
Novo Chevrolet Bolt será o elétrico "mais acessível" do mercado, diz GM
Detroit está transformando seus postes em carregadores para elétricos
Novo Chevrolet Bolt estreia em 2025 na plataforma do Blazer EV
México está perguntando onde foi parar sua gigafábrica da Tesla
Chevrolet Bolt EUV está sendo vendido com bônus de R$ 50 mil ou taxa zero