A Volkswagen pretende ser uma das maiores fabricantes mundiais de carros elétricos daqui a alguns anos. A produção pode chegar a 1 milhão por ano até o final de 2022.
Para alcançar uma produção tão alta, o fabricante alemão produzirá modelos totalmente elétricos em oito plantas:
- Zwickau, Alemanha (até 330.000)
- Hanover, Alemanha
- Emden, Alemanha
- Dresden, Alemanha
- Mlada Boleslav, República Tcheca
- Chattanooga, Tennessee, Estados Unidos
- Foshan, China (FAW-Volkswagen joint venture)
- Anting, China (SAIC Volkswagen joint venture)
* as duas JVs (com FAW e com SAIC) irão produzir um total de 600.000 BEVs por ano.
Um tópico separado foi que estamos entrando em uma nova fase de eletrificação, com fabricantes estabelecidos a bordo e aumentando a intensidade de capital (para desenvolver toda uma família / plataforma de BEVs de uma só vez, em vez de um único modelo de baixo volume). O resultado disso será difícil para as startups.
"A escala e a velocidade do processo de eletrificação da VW marcam uma mudança em favor dos fabricantes estabelecidos que podem usar as fábricas existentes e lucrar com veículos utilitários esportivos (SUVs) com motor de combustão para aumentar mais rapidamente do que as startups."
"A verdade é que as barreiras à entrada de automóveis continuam altas", disse Max Warburton, analista da Bernstein Research. "Fazer carros é difícil. A mudança para veículos elétricos será cara, mas provavelmente será liderada por fabricantes tradicionais."
Fonte: Reuters