Depois de anunciar que terá uma picape média da Peugeot, Xavier Peugeot, o novo diretor de Veículos Comerciais do Grupo PSA ditou qual é a a agenda de eletrificação de seu segmento. O executivo revelou que, em 2020, começará a lançar vans compactas totalmente elétricas, começando por Peugeot Expert, Citroën Jumpy, e Opel/Vauxhall Vivaro.

A partir deste ano, todos os novos carros do Grupo PSA terão uma versão híbrida plug-in ou 100% elétrica. Os primeiros modelos estão previstos para 2020, incluindo as vans. Em 2021, 100% da linha de veículos comerciais será eletrificada, enquanto em 2025, todos os modelos das marcas do Grupo PSA serão eletrificados (carros e vans).

Uma plataforma só

A nova geração de furgões compactos do Grupo PSA foi desenvolvida com a plataforma EMP2, capaz de usar vários níveis de eletrificação, desde híbrido a totalmente elétrico. Ela é usada também nos carros, como o Peugeot 208 e Opel Corsa, ambos com versões EV. As vans elétricas foram criadas pensando no uso de lojas de comércio eletrônico (e-Commerce), circulando sempre dentro das cidades.

Mantendo a liderança no setor

Na primeira metade de 2019, o Grupo PSA alcançou uma participação de mercado de 24,7% no segmento de comerciais leves. A oferta de modelos 100% elétricos, tanto para carga quanto para transporte de passageiros, representa uma aposta da marca para conquistar novos clientes e aumentar sua liderança.

Dois níveis de autonomia

A versão elétrica de cada van será oferecida com dois níveis de autonomia. O primeiro é de 200 km, usando baterias de 50 kWh, enquanto o segundo adota um conjunto de 75 kWh e pode rodar por 300 km - autonomia estimada pelo ciclo de testes europeu WLTP. As versões EV das vans das quatro marcas serão montados em Hordain (França), enquanto a motorização virá de Trémery (França).

Galeria: Citroën Jumpy e Peugeot Expert - Primeiras impressões