Como prometido pela fabricante, o Volkswagen ID.3 teve sua produção iniciada em Zwickau (Alemanha), se preparando para o lançamento comercial no 2º trimestre de 2020. O hatch já passou de 35 mil encomendas, embora a marca ofereça somente 30 mil unidades da versão de lançamento 1st Edition.

Com um aumento gradual da produção, a fábrica em Zwickau deve chegar a 100 mil unidades por ano até o final de 2020, passando para 330 mil veículos produzidos anualmente em 2021. O complexo será usado não só para os carros da linha ID da Volkswagen, como também para futuros elétricos de outras marcas do Grupo VW.

A fábrica de Zwickau será a maior produtora de carros elétricos da Europa. A conversão para produzir somente modelos elétricos foi um grande desafio para a fabricante alemã, já que está acontecendo sem parar a montagem de modelos com motores a combustão.

"Com a transformação em fases da fábrica em Zwickau, a Volkswagen está convertendo uma grande fábrica de carros para a mobilidade elétrica pela primeira vez. São 1,2 bilhão de euros investidos nesta conversão. Na fase final de expansão, em 2021, seis modelos com plataforma MEB de três marcas do Grupo VW serão feitos em Zwickau. Todos os 8 mil funcionários foram qualificados para a produção de EVs e para trabalhar com tecnologia de alta-voltagem. No total, a equipe em Zwickau terá completado cerca de 13 mil dias de treinamento até o fim de 2020, garantindo postos de trabalho à prova do futuro para a fábrica de Zwickau."

Thomas Ulbrich, membro da diretoria da Volkswagen para mobilidade elétrica, comenta:

“O ID.3 é um carro high-tech de uma fábrica high-tech. Com cerca de 1.700 robôs, transporte automatizado e processos de manufatura totalmente automatizados, Zwickau dá uma visão atual da forma de produção de alto-volume dos carros elétricos pensando no futuro. No fim, são as pessoas que constroem os carros que são a chave para o sucesso: nosso time dominou os dois anos de conversão, culminando no início da produção com muito conhecimento e dedicação. É uma conquista sensacional para a equipe!”

Galeria: Volkswagen ID.3: Início da produção

O complexo será abastecido com componentes importantes, como motores elétricos ou sistemas de baterias, vindos de outras fábricas da Volkswagen na Alemanha:

  • Brunswick
  • Kassel
  • Salzgitter
  • Wolfsburg

O próximo passo será produzir carros elétricos com a plataforma MEB também em Emden e Hanover, a partir de 2022.

Até 2028, o Grupo Volkswagen pretende vender cerca de 22 milhões de carros mundialmente, incluindo 11,6 bilhões na China.

Ocultar press release Mostrar press release

Volkswagen initiates system changeover to e-mobility – Production of the ID.3 starts in Zwickau

Volkswagen’s electric offensive is picking up speed: Today saw the official start of series production of the ID.3. The first car in the new generation of electric vehicles (EVs) – a white ID.3 – rolled off the assembly line watched by Federal Chancellor Dr. Angela Merkel and Group CEO Dr. Herbert Diess. The Volkswagen Group plans to sell some 22 million EVs worldwide by 2028, thus helping EVs make the breakthrough. Zwickau has a key role to play in this endeavor: For the first time, a large car manufacturing plant is being entirely converted to e-mobility, with investments running at €1.2 billion. Zwickau is already scheduled to produce some 100,000 electric models next year. From 2021, up to 330,000 EVs will leave the assembly line each year, making the site the largest and most efficient EV factory in Europe and a trailblazer in the transformation of Volkswagen’s global production network.