A Volvo iniciou as vendas de dois caminhões totalmente elétricos para a Europa, o FL Electric e o FE Electric. Estará disponível inicialmente na Suécia, Noruega, Alemanha, Suíça, França e Países Baixos, com produção marcada para começar em março de 2020 e entregas logo em seguida. Por enquanto, a fabricante sueca não comenta sobre vendas em outras regiões do mundo.
Tanto o Volvo FL Electric quanto o FE Electric foram desenvolvidos com a ajuda de alguns clientes da marca, para entender o que eles precisavam do veículo e dirigirem os protótipos. Ciente de que ainda existe uma dificuldade para recarregar as baterias, mesmo na Europa, a fabricante criou os caminhões pensando no uso urbano.
O FL Electric tem peso máximo de 16 toneladas, usando um motor que tem pico de potência de 185 kW, trabalhando com 130 kW de potência máxima contínua. Tem tração traseira e uma transmissão de duas marchas, com reduzida. Seu torque é de 43,3 kgfm. A energia é armazenada em um conjunto de baterias que pode de ir de dois a seis módulos, com uma capacidade entre 100 e 300 kWh e entregando uma autonomia de até 300 km. Recarregar o caminhão leva até duas horas com uma tomada rápida, enquanto o uso de um wallbox eleva o tempo para 10 horas.
Já o Volvo FE Electric chega a 27 toneladas e conta com dois motores elétricos, gerando um total de 370 kW (260 kW de potência contínua), com a mesma transmissão de duas marchas do modelo menor. Seu torque máximo é de 86,6 kgfm e pode ter baterias de 200 a 300 kWh, com uma autonomia de até 200 km. Leva 10 horas para recarregar as baterias com um Wallbox, ou uma hora e meia em uma tomada rápida.
A Volvo acredita que usar caminhões elétricos ajudará a melhorar a qualidade de vida nas cidades. Por exemplo, um caminhão de lixo totalmente elétrico poderá fazer seu trabalho durante a madrugada, mas sem fazer barulho, não incomodando as pessoas e permitindo trabalhar fora do horário de pico.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
XCMG apresentará seu primeiro caminhão médio 100% elétrico na Fenatran
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
Volvo inicia testes operacionais com caminhões elétricos no Brasil
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Caminhões elétricos: a próxima grande mudança no transporte europeu
Novo BYD M6 é a resposta para o ID.Buzz com nome de esportivo alemão
Iveco eMoovy é VUC com tecnologia Hyundai e autonomia de 320 km