A alemã ZF anunciou a criação de uma joint venture com a chinesa Wolong Electric Group Co. para produção de componentes e motores elétricos para aplicações automotivas. Com a nova parceria, a fornecedora global de componentes alemã ampliará o portfólio de produtos que levam a marca ZF em sistemas de transmissão elétrica.
"A parceria com a Wolong, importante empresa do mercado chinês de motores e componentes elétricos, é um grande passo para fortalecer nossa estratégia de mobilidade elétrica. Com esta joint venture, ampliamos nossa cadeia de valor para motores elétricos, de forma a incluir subcomponentes e poder acessar clientes e fornecedores na China”, diz Jörg Grotendorst, Head da Divisão de E-Mobility da ZF.
De acordo com comunicado divulgado pela empresa, a nova joint venture operará com o nome Wolong ZF Automotive E Motors Co Ltd. e sua sede ficará em Shangyu, Província de Zhejiang, China. Até 2025, a empresa espera empregar até 2500 funcionários.
"O acordo para aprofundar nossa parceria com a empresa chinesa e estabelecer uma nova joint venture dedicada ao contrato de produção de motores elétricos, é um dos passos sólidos para concretizarmos nosso compromisso de investir na China, e sela nossa determinação em contribuir de forma significativa para a eletrificação e mobilidade sustentável neste mercado. Ao estabelecer esta joint venture com uma empresa chinesa de sucesso, estamos transformando a ZF em uma organização mais ágil para servir o mercado local a partir da região, sem atrasar o processo de tomadas de decisão”, disse Dr. Holger Klein, Membro do Board Mundial da ZF.
"Temos certeza que os novos veículos elétricos tomarão uma grande fatia do mercado no futuro, e isso trará oportunidades de desenvolvimento sem precedentes para as duas empresas. O empreendimento conjunto com a ZF é o primeiro passo, com o objetivo de fornecer motores e componentes para a ZF e para o mercado em geral. Esperamos que esta joint venture se torne líder mundial de motores automotivos elétricos”, disse Jian Cheng Chen, Chairman da Wolong Electric.
Desde janeiro de 2016, a ZF agrupou suas atividades de eletrificação e mobilidade sustentável na Divisão E-Mobility, sediada em Schweinfurt, Alemanha. Mais de 9000 colaboradores já trabalham nessa divisão, espalhados em vários locais ao redor do mundo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
Electric Days: Energy Source já trabalha com montadoras reparo de baterias