O Grupo PSA ainda está discutindo a fusão com a Fiat-Chrysler, mas não será isso que irá travar seus planos de eletrificação. A fabricante pretende ter uma versão "verde" para cada um de seus carros até 2025, seja ela híbrida ou 100% elétrica. E isso vale para todas as marcas do grupo (Peugeot, Citroën, DS e Opel), incluindo veículos comerciais. 

Desta forma, a multinacional francesa assegura que irá cumprir a regulamentação europeia de controle de emissões em 2020, com o limite de 95 g/km de dióxido de carbono para toda a linha, de acordo com sua "conscientização ecológica e também, obviamente, para evitar multas", explicou a empresa durante uma apresentação à imprensa na Europa.  

Galeria: Peugeot e-2008 2020

Esta linha ecológica será baseada em duas plataformas modulares: a CMP, feita para modelos pequenos; e a EMP2, para veículos médios. A primeira serve de base para quatro carros elétricos do grupo: Peugeot e-208 e e-2008, Opel Corsa-e e DS 3 Crossback E-Tense. Já a EMP2 é a arquitetura dos híbridos Citroën C5 Aircross Hybrid, Peugeot 3008, 508 e 508 SW Hybrid4, DS 7 Crossback E-Tense e Opel Grandland X Hybrid4.

Os quatro carros elétricos do Grupo PSA utilizam um motor de 136 cv, baterias de 50 kWh e entregam autonomia de 340 km pelo ciclo WLTP. No caso dos híbridos plug-in, os modelos de tração dianteira têm 225 cv, enquanto os de tração integral usam dois motores elétricos, com um total de 300 cv, rodando por 59 km no modo totalmente elétrico. Todos eles acendem uma cor azul no retrovisor interno, indicando que estão no modo elétrico.

Citroen C5 Aircross Hybrid 2020

Para cumprir a meta, a fabricante já começa a trabalhar em mais modelos eletrificados. A Citroën desenvolve um modelo que substituirá o C4 Cactus, com a plataforma CMP e que terá uma versão totalmente elétrica. Em 2021, os veículos comerciais Peugeot Partner, Peugeot Rifter, Citroën Berlingo e Opel Combo receberão variantes elétricas.