Uma das grandes apostas da Ford para o mercado global é a nova geração do Escape. Além da versão a gasolina, também tem um versão híbrida que já está à venda nos Estados Unidos, mas só agora tem o consumo oficial revelado pelo governo norte-americano. O SUV médio tem um rendimento de até 18,7 km/litro na versão de tração dianteira e uma autonomia de até 936 km com um tanque de combustível.
Os dados divulgados pelo governo norte-americano mostram que o Ford Escape Hybrid na versão mais básica, com tração dianteira, faz 18,7 km/litro na cidade, 15,7 km/litro na estrada e 17,4 km/litro no ciclo combinado. Como comparação, o Toyota RAV4 Hybrid chega a 17,4 km/litro na cidade, seu melhor resultado, enquanto o pior número é o de 16,1 km/litro na estrada.
Já a versão com tração integral tem uma leve queda no rendimento, por conta do peso maior causado pela peso adicionado o sistema para mover as quatro rodas. Os testes mostram que faz 18,2 km/litro na cidade, 15,7 km/litro na estrada e 17 km/litro no ciclo combinado. Com estes valores, o SUV médio seria capaz de rodar por 914 km com apenas um tanque de gasolina.
Para ajudar os motoristas a alcançar este rendimento, a Ford equipou o veículo com o “EV coach”, uma função que mostra quando o carro está usando o motor elétrico ou a combustão e ajuda a ajustar a forma de guiar para aproveitar ao máximo cada gota de combustível. O carro ainda conta com um modo Eco, para os momentos em que conservar combustível é a prioridade.
Além do Escape Hybrid com sistema convencional, a Ford trabalha em uma variante híbrida plug-in, ainda sem data de estreia. Sua mecânica é semelhante ao do modelo normal, com o 2.5 aspirado e uma unidade elétrica, mas utiliza baterias maiores para ter uma autonomia de aproximadamente 50 km no modo elétrico.
O Ford Escape Hybrid tem grandes chances de chegar ao Brasil. A fabricante não nega que estuda importar o modelo ao nosso mercado, esperando que repita o sucesso que a Toyota teve com o RAV4 Hybrid. Sua chegada é esperada para 2020, possivelmente no 2º semestre, deixando o 1º semestre do ano que vem dedicado para o Territory, modelo que virá para brigar com o Jeep Compass.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Cotado para o Brasil, Ford Escape híbrido plug-in tem consumo de 42,5 km/l
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Aguardado no Brasil, Ford Escape Hybrid chega primeiro à Argentina
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Vídeo: conheça o novo Ford Escape Hybrid
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Já dirigimos: Escape Hybrid será resposta da Ford aos criticos