Apesar de toda a expectativa gerada em torno do lançamento no Brasil, o Ford Escape Hybrid acabou sendo apresentado primeiro ao público da Argentina. Em evento realizado nesta semana (tradição da empresa a cada fim de ano), foi oficializada a estreia do modelo no mercado local em 2020 (via Estados Unidos) e confirmada a atenção especial que será dada pela marca ao segmento de SUVs. "Se 2019 foi o ano das picapes da Ford Argentina, 2020 será o ano dos SUVs", disse Gabriel Lopez, presidente da Ford local. Detalhes específicos sobre preços e lista de equipamentos serão divulgados com a proximidade da chegada às lojas.

Galeria: Ford Escape Hybrid 2020 - Primeiras impressões

De todo modo, já é certo que a versão vendida no país será a híbrida (e não híbrida do tipo plug-in, também disponível na gama internacional), sempre equipada com motor 2.5 aspirado de ciclo Atkinson e mais dois elétricos. Ao todo, o conjunto entrega potência de 200 cv. A tração poderá ser simples (dianteira) ou integral, a depender da configuração. Localmente, a Ford adotará o nome Kuga (o mesmo usado na Europa) em referência à estratégia já utilizada no Fusion, que por lá se chama Mondeo. O principal concorrente será o Toyota Rav4 Hybrid, também oferecido no Brasil.

Além do Kuga Hybrid, a Ford anunciou mais três novidades para os argentinos em 2020: o SUV chinês Territory, o Mustang 2020 e a picape F-150 (incluindo a versão Raptor). Só da camionete, a marca diz ter recebido mais de 200 encomendas em apenas um mês.

Escape Hybrid no Brasil

Por aqui, a expectativa é que o modelo também seja lançado em 2020, de modo a atuar um andar acima do Territory (também previsto para o Brasil) e, ao mesmo tempo, sem invadir a faixa de preços do Edge. Entre os rivais, destaque para o Toyota Rav4 Hybrid e o Honda CR-V Hybrid, que também acumula chances de desembarcar por aqui.