Aos poucos a eletrificação chegará também às picapes. Enquanto Ford e Chevrolet trabalham em modelos 100% elétricos, a Toyota Hilux pode adotar um sistema híbrido para o motor 2.8 turbodiesel. É o que revela Sean Hanley, vice-presidente de vendas e marketing da Toyota da Austrália, em entrevista ao site CarsGuide. O executivo ainda revelou que espera ver esta opção eletrificada da picape por volta de 2025, já na próxima geração do modelo.
Hanley foi enfático ao dizer que é apenas uma alternativa em estudos, e não a confirmação de que a picape terá esta tecnologia. “Não estamos planejando tirar o diesel de linha em breve, vamos deixar isso claro, mas obviamente precisamos olhar todas as alternativas em relação a esta tecnologia”, afirmou o executivo.
A eletrificação de sua linha a diesel é vista como inevitável, por conta não só das exigências de cada país na redução das emissões como também no posicionamento da empresa sobre motorizações mais ecológicas. “Não estamos esperando a legislação do governo porque, francamente, como uma fabricante, nós sabemos que temos a responsabilidade de reduzir nossa quantidade de carbono, então iremos seguir em frente com rapidez, independentemente da legislação. Nós entendemos os desafios da tecnologia diesel para o futuro, mas também entendemos a oportunidade [com esta tecnologia]. Não é impossível”, completa.
Por um lado, a fala do australiano confirma o que foi dito por Daniel Herrero, presidente da Toyota Argentina, mas contradiz a data de chegada. Herrero comentou em uma entrevista que o plano era produzir uma Hilux híbrida no país vizinho em dois anos. É possível que a fabricante tenha encontrado dificuldades no desenvolvimento da tecnologia ou esteja mais cautelosa por conta da crise financeira no país.
Conversando com o site CarAdvice, Hanley ainda comentou sobre a possibilidade de uma Hilux esportiva e descartou este modelo por enquanto. “Nós sempre olhamos bem para qualquer produto GR, mas é claro que estamos nas mãos da Gazoo Racing sobre o que será desenvolvido. Acho que os clientes se interessariam por isso, eu não sei se já estão pedindo por ela. Porém, no momento, não temos nada no radar.”
Recentemente a Toyota apresentou a Hilux GR Sport na versão com motor 4.0 V6 a gasolina de 234 cv. Além do motor V6, ela tem uma suspensão alterada (da mesma forma que a GR Sport 2.8 turbodiesel) e visual mais agressivo. Porém, ela ocupa a faixa mais "light" de carros da Gazoo Racing, que ainda faz modelos nas variantes GR, com preparação na mecânica; e GRMN, feitas para uso em pista.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota quer cartuchos de hidrogênio para facilitar o abastecimento
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Toyota também repensa planos para lançamentos de novos elétricos
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Toyota Prius quebra recorde com consumo de 39 km/l em viagem nos EUA
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Toyota: planos de produção de baterias de estado sólido aprovados no Japão