Levando em conta o ineditismo da categoria e as previsões de acirrada concorrência, compreender o comportamento do consumidor é condição fundamental para alcançar o sucesso entre as picapes elétricas. Nos Estados Unidos, estudos já estão sendo realizados nesse sentido e o mais recente, promovido pelo site Autolist, nos permite ter uma boa ideia de como o público está reagindo à chegada das novidades. De acordo com o levantamento, os norte-americanos se mostram favoráveis à chegada de modelos EV e, mesmo diante do tradicionalismo característico de donos de caminhonetes, demonstram considerável aceitação por fabricantes novatas. É o caso da Tesla com a polêmica Cybertruck e da Rivian com a R1T.

Galeria: Tesla Cybertruck Pickup

Na pesquisa, ambas foram confrontadas com as ainda inéditas picapes EV da Ford e da Chevrolet e não fizeram feio em termos de preferência. Questionados sobre qual modelo escolheriam, 29% dos entrevistados optaram pelo exemplar da General Motors e 27% pelo da Ford - números respeitáveis, levando em conta que são veículos ainda desconhecidos (embora já confirmados). Na sequência, as estreantes da Tesla e Rivian também alcançaram bons números e ficaram com 20% e 24% de preferência, respectivamente.

O interessante é que, entre os consumidores que nunca possuíram uma picape até hoje, as novatas foram as preferidas: 25,8% comprariam a Cybertruck e 24,8% a R1T. Já as picapes de Ford e da GM foram citadas por 24,7%. Por outro lado, entre os atuais donos de caminhonetes, as gigantes de Detroit saem na frente: 35% disseram preferir a GM e 28% a Ford. Aproximadamente 23% responderam favoravelmente à Rivian e apenas 14% à Tesla. Claramente, a tradição neste caso falou mais alto.

Rivian R1S e R1T
Reboque do protótipo Ford F-150 EV

Dividindo o público com base na faixa etária, as novatas se saem melhor entre os compradores mais jovens (de 18 a 28 anos), com vantagem para a Tesla. Segundo o estudo, é um ótimo resultado, principalmente pelo fato de nessa faixa o público no geral não ter interesse em adquirir veículos tão caros. Já entre os consumidores de 29 a 35 anos e de 46 a 55 anos a Rivian levou a melhor, seguida por GM, Ford e Tesla. Em todos os outros grupos etários a preferência foi por GM, Ford, Rivian e Tesla, respectivamente.