A Audi aproveita a visibilidade da edição de 2020 da CES, feira de tecnologia que acontece em Las Vegas, para apresentar ao público seus próximos passos no segmento de veículos elétricos. Entre as atrações, destaque para o conceito AI:ME, que antecipa a versão própria da casa de Ingolstadt do Volkswagen ID.3 e, de quebra, serve de vitrine para demonstração de tecnologias recém-desenvolvidas.
É o caso de um dispositivo que, através de visualizadores de realidade virtual, permite que os passageiros mergulhem em um cenário próprio e diferente do que realmente estão inseridos. Dessa forma, é possível simular um voo entre paisagens espetaculares das montanhas, mesmo estando dentro do carro. Tudo isso levando em conta os movimentos reais do próprio veículo, o que acaba por tornar a experiência ainda mais realista.
O AI:ME é capaz também de aprender os gostos e preferências de quem o usa e, com o tempo, refinar o diálogo com os ocupantes com base no comportamento e nos costumes. Além disso, está programado para se comunicar com os ocupantes através do rastreamento ocular, que usa os movimentos do olho humano para entender o que o passageiro deseja fazer. Para controlar tantas funções, há um processador de última geração (chamado MIB3), considerado mais estável e rápido que o atual MIB2. O desempenho extra permite, por exemplo, ter acesso à previsões de tráfego e indicações mais precisas para rotas alternativas, de modo a fugir de engarrafamento e reduzir o tempo de espera no trânsito.
Por dentro, o destaque fica por conta do design inovador e do uso de revestimentos resultantes de um estudo aprofundado sobre materiais e combinações de cores que aumentam a sensação de bem-estar a bordo. O carro também possui um sistema de iluminação interior capaz de se adaptar automaticamente ao humor do motorista. Há também um display frontal tridimensional desenvolvido em conjunto com a Samsung, que consegue recriar o efeito de profundidade através da projeção no pára-brisa de duas imagens simultâneas - sendo uma para o olho direito e outra para o olho esquerdo. O esquema dá ao motorista a sensação de que a informação flutua cerca de 8 a 10 metros à frente do carro.
Fonte: Audi
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