A Tesla está intensificando os seus planos para a China. Além de construir a Gigafactory 3, sua terceira fábrica, a fabricante irá abrir um centro de design e desenvolvimento no país asiático. Este anúncio foi feito de uma forma bem diferente, com um pôster divulgado nas redes sociais recrutando artistas chineses para que enviem ideias de um carro inédito para a marca. E, curiosamente, o material já mostra um veículo inédito da empresa: um hatchback.
Este esboço divulgado pela Tesla seria uma forma de dar um ponto inicial para os participantes chineses. O que é curioso é que, até o momento, a fabricante não diz que este carro não será feito, apenas que está focada no trabalho de seleção. Porém, conhecendo Elon Musk, sempre pode ser uma forma de já começar a fazer barulho sobre o modelo.
Ter um veículo compacto para a China e com um preço mais acessível do que o Model 3 ajudaria muito a Tesla a ganhar força no país, com um modelo de ainda maior volume. Além disso, poderia enfrentar o Volkswagen ID.3, que será produzido em Xangai a partir de outubro de 2020 –a fabricante alemã até trabalha em uma versão específica para o mercado chinês.
Além disso, a China absorve praticamente qualquer tipo de veículo que for lançado por lá. Como o Model 3 já será produzido por lá e a Gigafactory também fará o futuro Model Y (um crossover menor que o Model X), ter um “Model 2” ajudaria a espalhar um pouco mais sua oferta, além de pdoer ser um modelo para o mercado global.
Falando no Model Y, ele será o próximo lançamento da fabricante, previsto para este ano. O crossover elétrico será feito nos EUA, China e na futura fábrica na Alemanha, com a proposta de ser um modelo mais acessível do que o Model X. Terá uma autonomia entre 390 km e 540 km, segundo o ciclo de testes europeu WLTP, ainda sem as especificações divulgadas. A Tesla promete que ele será de capaz de chegar a 100 km/h por volta de 3,5 segundos na versão mais potente, enquanto a mais barata levará aproximadamente 6 segundos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Pode pedir música? Tesla Cybertruck tem 6º recall anunciado este ano
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
México está perguntando onde foi parar sua gigafábrica da Tesla
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Tesla no Brasil? Como Trump pode impactar o futuro dos elétricos no país