A Volvo começou o processo de eletrificação no Brasil em 2017, com o XC90. O maior SUV da marca chegou na versão T8 Hybrid em uma época na qual pouco se falava sobre híbridos em nosso mercado. No mundo, a segunda geração do XC90 foi lançada em 2015 e a terceira já está sendo desenvolvida com uma versão totalmente elétrica e lançamento previsto para 2022.
A informação veio do CEO da Volvo, Hakan Samuelsson, em entrevista para a Autocar. Segundo ele, a plataforma SPA está sendo atualizada e o primeiro modelo a tê-la será justamente o novo XC90 - o restante da linha 90 e 60 deverá seguir as atualizações em seguida. Ao mesmo tempo, o XC90 manterá a versão híbrida plug-in e os motores a gasolina terão o sistema híbrido leve como auxiliar. Já as versões turbodiesel estão descartadas na terceira geração do SUV.
O CEO também falou sobre as tecnologias do novo XC90. Se hoje a Volvo já tem um dos sistemas de auxiliares de condução mais modernos do mercado, Hakan afirmou que será dado um passo além, com a possibilidade de condução autônoma como opcional. Segundo ele, será possível que o XC90 ande sem a intervenção do motorista, mas tudo depende da legalização dos sistemas e dependerá de cada país. O lançamento é esperado para 2022.
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volvo diz que todos os seus carros terão uma versão híbrida plug-in
Ford Puma Gen-E com 376 km de autonomia é revelado em fotos oficiais
Comparativo Volvo EX30 vs. Renault Megane E-Tech: Quem dita as regras?
Jaguar Type 00: O audacioso retorno elétrico da marca icônica
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
Carros "na tomada" já são 5% das vendas no Brasil e estão mudando o mercado
Volvo EX30 ultrapassa marca de 100.000 unidades produzidas