O Porsche Taycan é apenas o primeiro passo no maior movimento da marca alemã rumo à eletrificação. E esse movimento envolve vários modelos, como um Taycan Cross Turismo (que estará à venda no ano que vem), uma versão totalmente alimentada por bateria do Macan e até um 718 elétrico. E com todos esses EVs futuros, é óbvio fazer comparações com a Tesla - mas a Porsche diz que o pequeno fabricante de veículos elétricos não é um rival.
Em entrevista à Automotive News, Michael Steiner, chefe de pesquisa e desenvolvimento da Porsche, diz que não considera a Tesla uma ameaça direta. Ao contrário da Porsche, a Tesla está "mirando no modelo de volume". Steiner aponta para mais veículos do mercado de massa como o Model 3, o que implica que a Porsche nunca competiria no mesmo segmento.
"Embora as pessoas gostem de nos provocar, não consideramos a Tesla um rival direto", diz Steiner. "Com o Model 3, fica claro que eles estão mirando mais agressivamente o segmento de volume".
E fica bem claro, simplesmente olhando os preços do Taycan, que a Porsche tem pouco interesse em seguir a abordagem de mercado de massa da Tesla (pelo menos por enquanto). O Taycan básico custa US$ 103.800 nos EUA e os modelos Turbo e Turbo S custam US$ 150.900 e US$ 180.000, respectivamente. Enquanto isso, a Tesla pede US$ 39.990 razoáveis para o Modelo 3, e até os concorrentes mais próximos do Taycan, o Modelo S, custam US$ 79.990.
Em termos de tecnologia e alcance da bateria, a Porsche também não planeja seguir a Tesla nesse caminho. Steiner observa que a empresa está satisfeita em não ser a líder; o Taycan mais eficiente atinge apenas 320 km (de acordo com a EPA) versus o modelo de longo alcance S da Tesla, que chega a 600 km. Em vez disso, a Porsche promete baterias menores e mais leves que podem recarregar mais rapidamente.
"Em nossa opinião, o tipo de bateria de alta capacidade que você pode encontrar instalada em um modelo S não é ideal em termos de sustentabilidade. Acreditamos em baterias menores, mais leves e, portanto, menos caras, que podem ser recarregadas mais rapidamente. Não é nossa aspiração ser o líder na autonomia elétrica ".
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