Em 1997 o Toyota Prius chegava ao mercado e inaugurava uma nova era no mundo automotivo. O primeiro carro híbrido com produção em massa no planeta dava origem a um segmento que agora alcança 15 milhões de unidades vendidas ao redor do planeta.
Liderada 25 anos atrás por Takeshi Uchiyamada, uma equipe foi encarregada de desenvolver um carro para o século XXI, que iria produzir menos emissões de gases estufa e outros poluentes nocivos. Este veículo, Prius, estreou em 1997 (2000 no Reino Unido e na Europa) na mesma época em que o movimento ambiental global ganhou novo ímpeto com a assinatura do Protocolo de Kyoto.
Com 15 milhões de vendas de veículos a tecnologia híbrida da Toyota contribuiu significativamente para reduzir as emissões globais de carbono. A empresa calcula que economizou mais de 120 milhões de toneladas de CO2, em comparação com veículos a gasolina equivalentes.
As vendas de seus veículos híbridos tiveram forte impulso quando a Toyota combinou a tecnologia com os aprimoramentos na condução, segurança e design inerentes à sua nova série de plataformas TNGA (Toyota New Global Architecture).
Para concretizar esse plano, a Toyota planeja lançar 40 veículos eletrificados novos ou atualizados até 2025, em todas as tecnologias, incluindo pelo menos 10 eletrificados. Seus veículos elétricos híbridos continuarão sendo uma parte essencial do conjunto de trem de força para atender às necessidades dos clientes e ajudar a reduzir as emissões juntamente com outros tipos de veículos eletrificados.
Mesmo considerando os veículos 100% elétricos essenciais, a Toyota acredita num futuro em que diferentes tecnologias eletrificadas, incluindo veículos híbridos elétricos, híbridos recarregáveis (PHEV), elétricos a células de combustível (FCEV) e baterias elétricas (BEV) convivam por um tempo. E a expansão híbrida plug-in e de emissão zero (bateria elétrica ou célula a combustível de hidrogênio) também continua em andamento.
Shigeki Terashi, diretor da Toyota Motor Corporation (TMC), disse: "É claro que devemos trabalhar duro para melhorar a performance da bateria e reduzir os custos (dos BEVs), o que estamos fazendo. Mas devemos evitar não ter um plano até superar os obstáculos relacionados aos BEVs e FCEVs. Enquanto isso, podemos contribuir continuando nosso trabalho com os híbridos."
Pioneira na comercialização de veículos eletrificados no Brasil, a Toyota é destaque também quando o assunto em questão envolve números de vendas. Em 2019, por exemplo, a marca liderou o mercado de híbridos no país com participação de 67,6% - resultado creditado aos números alcançados pelos três modelos do tipo que a empresa oferta por aqui.
O Corolla Hybrid, primeiro híbrido flex do mundo, foi lançado em setembro de 2019 e acumulou nesse curto período 3.635 unidades entregues. Na sequência, o RAV4 Hybrid (oferecido a partir do mês de meio) somou 3.161 exemplares comercializados. O terceiro integrante da linha é o Prius.
Fonte: Toyota
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BYD celebra 30 anos de história e 10 milhões de carros produzidos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Leapmotor bate recorde no 3º trimestre e mira 250 mil veículos em 2024
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul