A General Motors anunciou que está prestes a concluir seu plano de introdução de 10 novos veículos elétricos (NEVs) no mercado chinês entre 2016 e 2020. A empresa trabalha com três marcas (Cadillac, Chevrolet e Buick) através da joint venture SAIC-GM e duas marcas (Baojun e Wuling) através da joint venture SAIC-GM-Wuling (entre SAIC, GM e Liuzhou Wuling Motors).
A Cadillac e a Buick já estavam oferecendo alguns plug-ins naquele mercado (o mais recente era o Buick Velite 6/Velite 6 Plus), enquanto a Chevrolet lançou em fevereiro de 2020 o Chevrolet Menlo EV.
A marca chinesa Baojun já era conhecida por seus modelos totalmente elétricos E100 e E200, vendidos frequentemente em milhares de unidades mensais. Mais recentemente, a empresa apresentou os modelos E300 e E300 PLUS. Wuling, por outro lado, está apenas começando sua aventura com veículos totalmente elétricos - os dois primeiros são Hong Guang MINI EV e a van elétrica Rong Guang, exibida em março de 2020.
"O E300 estará disponível com uma escolha de dois ou três assentos, enquanto o E300 PLUS virá com quatro assentos, para atender às diversas demandas do mercado. Todos os modelos apresentarão o sistema de conectividade inteligente da Baojun.
O E300 terá um alcance de 260 quilômetros e o E300 PLUS terá um alcance de 305 quilômetros. Mais detalhes serão compartilhados próximo do lançamento do E300 e E300 PLUS na China ainda este ano ".
O primeiro Wuling totalmente elétrico é o Hong Guang MINI EV, um pequeno dois lugares... não, na verdade é um veículo de quatro lugares! É inspirado nos populares kei car japoneses.
Existem duas opções de bateria (9,2 kWh e 13,8 kWh), portanto, assumimos que a autonomia pela medição NEDC pode ser de 150 a 200 km, se não mais. O motor elétrico é de 20 kW.
"O estilo do veículo elétrico Wuling é caracterizado por linhas retas e elementos quadrados.
O sedã de duas portas com quatro assentos se tornará uma ferramenta conveniente para o deslocamento urbano diário. Seu tamanho compacto e sua curta distância entre eixos darão uma vantagem natural para estacionar e virar em cidades lotadas".
"A cabine elegante e funcional do próximo modelo complementa seu exterior esguio e pragmático.
Inspirado no popular kei-car no Japão, o veículo elétrico Wuling tem um interior surpreendentemente espaçoso, com quatro assentos. O banco traseiro pode ser rebatido para criar mais de 0,74 metro cúbico de espaço de carga. Isso é espaço suficiente para acomodar facilmente duas malas de 63 cm ou um carrinho de bebê. Ele também vem com 12 compartimentos de armazenamento, incluindo porta-copos.
O veículo elétrico de forma quadrada tem um comprimento de 2.917 milímetros, largura de 1.493 milímetros e altura de 1.621 milímetros. Seu tamanho compacto o tornará conveniente para os viajantes urbanos ".
A van elétrica Rong Guang foi lançada em abril. Possui autonomia de 300 km pelo ciclo NEDC e uma opção de carregamento rápido DC. Pelo menos é o que a GM compartilhou em sua breve descrição.
"A minivan tem autonomia de 300 quilômetros com uma única carga e suporta o carregamento rápido de corrente contínua. Foi submetida a mais de 100.000 quilômetros de testes em estradas de alta intensidade. A bateria passou por testes de fogo, água, colisão, vibração e outros testes para garantir que ele oferecerá um alto nível de segurança.
O veículo elétrico Rong Guang tem as mesmas dimensões do modelo alimentado por um motor de combustão interna. Também possui o mesmo amplo espaço de carga de 5.100 litros. As versões comercial e de passageiros estarão disponíveis para atender às necessidades de diferentes usuários ".
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GM: "Revolução dos carros elétricos seguirá independente do governo"
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
GM reage e vendas globais de carros elétricos decolam no 3º trimestre
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Novo Chevrolet Equinox elétrico é lançado no Brasil por R$ 419.000
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Chevrolet Equinox EV tem alcance pelo Inmetro divulgado antes da estreia