Após ameaça, Tesla recebe autorização para reabrir fábrica na Califórnia
Condado de Alameda recua e acata pedido de Elon Musk, sob algumas condições
Ao abrir a fábrica da Tesla em Fremont na segunda-feira, contrariando as ordens locais para não fazê-lo, Elon Musk forçou uma disputa com o Departamento de Saúde Pública do Condado de Alameda e parece que eles simplesmente recuaram.
De acordo com o SFGate, a Tesla poderá ir além das operações básicas e retomar a fabricação de veículos a partir da próxima segunda-feira (18). A Tesla deve, no entanto, aderir às rigorosas precauções de segurança que a marca já concordou em adotar. O plano de segurança foi enviado ao condado no começo desta semana e descreve o plano da Tesla para manter a segurança dos trabalhadores durante a pandemia do Covid-19.
Galeria: Tesla - fábrica Fremont
Para recapitular os eventos que levaram à decisão de hoje, a fábrica da Tesla em Fremont foi fechada para todas as atividades (além das operações básicas para manter a unidade) devido ao COVID-19 desde 23 de março. Na semana passada, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, deu luz verde aos fabricantes para retomar suas operações.
No entanto, um funcionário interino do Departamento de Saúde Pública do Condado de Alameda decidiu que a fábrica de Tesla em Fremont permaneceria fechada. Em resposta, Elon Musk prontamente processou o condado de Alameda e ameaçou deixar a Califórnia.
Musk anunciou que estava abrindo a fábrica de Fremont na segunda-feira, 11 de maio, e que estaria lá trabalhando ao lado de seus funcionários. Além disso, ele pediu que, se alguém tivesse que ser preso por desafiar a ordem, ele seria a única pessoa presa - embora ele não tivesse qualquer controle sobre isso.
Isso levou a uma tempestade de comentários pró e anti-Musk da mídia e de muitos outros funcionários públicos, como o ex-secretário do Trabalho dos EUA, Robert Reich, que começou uma guerra no Twitter com Elon até o ponto em que Musk o bloqueou na plataforma.
O presidente Trump chegou a entrar na briga de ontem, oferecendo seu apoio para permitir que a Tesla retome a produção da Fremont imediatamente. Isso não surpreende ninguém, pois o presidente norte-americano vem intensificando seu chamado para que os negócios sejam retomados em todo o país nos últimos dias.
O anúncio de reabertura do Departamento de Saúde Pública do Condado de Alameda vem com a cláusula de que os indicadores de saúde pública devem permanecer estáveis ou melhorarem para que Fremont possa permanecer aberta.
"Trabalharemos com o Departamento de Polícia de Fremont para verificar se a Tesla está aderindo ao distanciamento físico e se as medidas de saúde e segurança estão em vigor para a segurança de seus trabalhadores enquanto se preparam para a produção completa"
Atualmente, não há indicação de que a Tesla será multada pela abertura antecipada de Fremont e, a nosso conhecimento, não houve prisões ou multas impostas. Se isso ainda é verdade, parece que Tesla venceu essa batalha e forçou o condado a permitir que eles abrissem mais cedo do que o Departamento de Saúde queria.
Vamos ficar de olho aberto com esta história à medida que ela avança. Felizmente, as medidas tomadas pela montadora são robustas o suficiente para garantir a segurança dos trabalhadores, e a Tesla não se arrepende de forçar uma reabertura antes do que alguns disseram ser seguro.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla enfrenta boicote de empresas e clientes por ações de Elon Musk
Carros elétricos: benefícios para a saúde pública, economia e meio ambiente
Novo Tesla Model Y reestilizado é revelado: veja fotos e detalhes
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Tesla Cybertruck: unidades estão encalhando até em lojas de usados
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Tesla foi a montadora que mais teve carros envolvidos em recalls em 2024