Vídeos mostram o exato momento em que um Tesla Model 3, presumivelmente no modo Autopilot (de condução semi-autônoma), bate em um caminhão tombado e parado na estrada. O piloto automático supostamente não viu o grande objeto tombado e parado. A frenagem de emergência automática também não respondeu neste cenário. Felizmente, ninguém ficou ferido.
O Taiwan English News relatou o seguinte:
De acordo com investigações preliminares do Departamento de Polícia Rodoviária, o motorista do Tesla, Huang de 53 anos, disse que seu carro estava no piloto automático e viajava a cerca de 110 quilômetros por hora no momento do acidente.
Assim que viu o caminhão, pisou no freio, disse Huang. No entanto, era tarde demais para parar o veículo e colidiu com o teto do caminhão capotado.
Esta não é a primeira vez que um Tesla falha em se parar quando um veículo estacionado está diretamente na frente dele e parece que o sistema Piloto Automático tem alguns problemas na detecção de objetos parados. Claramente, o carro deveria ter parado e todos nós entedemos que este cenário seria um dos mais fáceis para um sistema como o Autopilot ou a frenagem de emergência automática detectar e responder, mas esse definitivamente não foi o caso.
Abaixo, apresentamos vários vídeos de vários ângulos para mostrar a cena do acidente. Você verá que vários outros veículos passam com segurança pelo caminhão tombado. No entanto, o Model 3 não e, no último segundo ou dois antes do impacto, há bastante fumaça, indicando que o motorista travou os freios na tentativa de parar. Também digno de nota é que não parece que nenhum dos airbags da Tesla tenha sido utilizado no incidente.
É possível que o motorista do Tesla nem tenha usado os freios, mas sim que o veículo tenha atingido alguns detritos que ficaram na estrada após o acidente de caminhão. Pode ser por isso que só vemos fumaça de um lado do Tesla e não de ambos. No entanto, há alguma iluminação da luz de freio que é difícil de distinguir em um dos vídeos, então, presumivelmente, isso ocorreu pela aplicação do pedal pelo motorista.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
“Google da China”, Baidu já opera seu robotaxi autônomo antes da Tesla
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
Tesla apresenta o Robovan, ônibus autônomo para 20 pessoas
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Volvo EX90 está "tecnicamente pronto" para direção autônoma; entenda
Novo BYD M6 é a resposta para o ID.Buzz com nome de esportivo alemão
Robotáxi de Google e Waymo se prepara para testes em vias públicas em breve