A Mercedes-Benz não é o único fabricante a oferecer um meio de transporte de pessoas totalmente elétrica baseada em veículos comerciais, o EQV, porque a Peugeot acabou de lançar o seu novo e-Traveler. Ele vem com duas baterias disponíveis, três opções de distância entre eixos e capacidade para até nove pessoas.
O Peugeot e-Traveler é a versão para passageiros baseada no irmão e-Expert (ele próprio basicamente o mesmo veículo que o Toyota Proace), e os dois são mecanicamente quase idênticos.
Com uma ótima autonomia (WLTP), considerando o segmento, de até 330 km para a bateria de 75 kWh (disponível apenas nos modelos base e com entre eixos longo), o utilitário deve saciar a necessidade de alcance para a maioria dos motoristas. Também há um pacote menor de 50 kWh cuja autonomia é de 230 km, que é de série em todos os modelos e é o único que você pode optar caso escolha o e-Traveler com entre-eixos curto.
O carregamento do e-Traveler pode ser feito via wallbox a 7,4 kW ou 11 kW; com o último, a bateria de 50 kWh é totalmente carregada em 5 horas, enquanto a bateria maior de 75 kWh leva 7,5 horas. Também é compatível com carregador rápido a uma taxa de até 100 kW; isso reduz o tempo de carregamento de 80% para 30 minutos e 45 minutos, dependendo do tamanho da bateria.
Independentemente da bateria, o e-Traveler tem uma velocidade máxima de 130 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 13,1 segundos. Retomar de 80 a 120 km/h leva 12,1 segundos; todas as versões são alimentadas pelo mesmo motor elétrico de 136 cv e 26,5 kgfm que aciona as rodas dianteiras.
A Peugeot não menciona nenhuma diferença de alcance ou desempenho entre as três variantes de comprimento de chassi disponíveis (4.609 mm, 4.959 mm e 5.306 mm), mesmo que exista uma diferença de peso sensível entre elas.
Para competir com o Mercedes-Benz mencionado acima, a Peugeot venderá o e-Traveler com duas ou três fileiras de bancos deslizantes, mas também há uma variante VIP disponível. Este último tem quatro assentos independentes na frente, controle climático de três zonas, teto panorâmico de vidro e vários níveis de opacidade do vidro, incluindo o que a montadora chama de vidro extra colorido.
A Peugeot também parece orgulhosa do grande número de espaços de armazenamento disponíveis espalhados pela cabine que totalizam 74 litros no total. A marca também menciona recursos opcionais interessantes, como portas deslizantes elétricas, entrada e partida sem chave, sistema auxiliares de segurança ativos, bem como Apple CarPlay e Android Auto.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Peugeot E-3008 é o elétrico mais barato do mundo com bateria de 100 kWh
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Peugeot diz não ao design retrô para seus futuros carros elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Peugeot e-408: versão elétrica do 408 será revelada em outubro
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Peugeot E-208 deixa de ser vendido no Brasil: foco no E-2008