Sem descanso, a Tesla se mexe o quanto pode frente a uma concorrência que não dorme - principalmente em relação ao seu best seller, o Model 3. Segundo a agência Reuters, a empresa de Elon Musk foi aprovada recentemente pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação para produzir na China o Tesla Model 3 equipado com baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP).
Supõe-se (embora ainda não esteja confirmado) que a química do LFP sem cobalto, no novo design batizado cell-to-pack, será fornecida pela CATL, que anteriormente confirmou um acordo com a Tesla sem entrar em detalhes. Os outros fornecedores de células de bateria da Tesla são a LG Chem e a Panasonic.
De acordo com Moneyball, o novo Model 3 LFP terá autonomia de 468 km (NEDC), um pouco mais do que o atual Model 3 Standard Range Plus: 445 km.
Além disso, a densidade de energia em um nível de embalagem é declarada em 125 Wh/kg. Aqui estão mais números:
Podemos apenas supor que a versão LFP permitirá que a Tesla reduza o custo da versão de entrada Standard Range Plus, enquanto as versões superiores da gama continuem usando químicas NCA/NCM densas e com maior energia, dependendo dos mercados.
Fonte: Reuters
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla Model 3 ganha versão super eficiente com 702 km de autonomia
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Novo Tesla Model 3 tem 517 cv e estreia como o mais poderoso já produzido
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
BYD Seal é um rival à altura do Tesla Model 3? Sedã elétrico é avaliado na Europa
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Tesla pronta para produzir mais de 2,3 milhões de carros elétricos por ano