A Tesla, maior fabricante mundial de carros totalmente elétricos, aumentou mais uma vez o seu potencial de produção anual, ultrapassando recentemente as 2.350.000 unidades, de acordo com o relatório financeiro do terceiro trimestre.
Trata-se de um aumento de 325.000 unidades em comparação com o relatório anterior (2º trim. 2023). O crescimento anual foi para cerca de 450.000.
Desta vez, a mudança está associada à fábrica Giga Xanghai, onde a capacidade instalada aumentou em 200.000 (de mais de 750.000 para mais de 950.000 por ano), e com a fábrica Giga Texas, onde a capacidade instalada do Tesla Cybertruck foi estimada em mais de 125.000 unidades por ano.
Naturalmente, a capacidade instalada e o volume de produção real são duas coisas diferentes. A produção da Tesla no terceiro trimestre foi de 430.488 unidades (um aumento de 18% em relação ao ano anterior) - portanto, menos do que no segundo trimestre, mas a empresa explica que "reduziu várias linhas de produção para atualizações em várias fábricas, o que levou a um declínio sequencial nos volumes de produção".
O volume médio de produção durante os últimos dois trimestres subiu a mais de 450.000, o que significa que a empresa não deverá ter problemas em atingir o seu objetivo anual de 1,8 milhão de veículos elétricos em 2023. Enquanto isso, a produção cumulativa de EV da Tesla (desde 2008) atingiu 5 milhões de unidades em 17 de setembro de 2023.
Nesta matéria, percorreremos as fábricas de EV da Tesla para ver o que há de novo em cada um dos locais.
A fábrica da Tesla em Fremont tem potencial para produzir até 550.000 Model 3/Model Y por ano e até 100.000 Model S/Model X atualizados. Não há alterações em relação ao segundo trimestre, mas sabemos que a fábrica será alvo de atualizações.
Fábrica Tesla em Fremont, California
Tesla Fremont Factory: Model S & X general assembly
A primeira gigafábrica da Tesla é uma fábrica de células de baterias de íons de lítio, que produz células de baterias cilíndricas do tipo 2170 em parceria com a Panasonic, bem como outros produtos (unidades de transmissão, eletrônica de potência, sistemas de armazenamento de energia e peças).
Espera-se que a produção de baterias do tipo 2170 aumente em cerca de 10%. A fábrica será significativamente expandida através de um investimento de 3,6 mil milhões de dólares para lidar com a produção de células do tipo 4680 (100 GWh por ano, com potencial para mais) e camiões eléctricos Tesla Semi (potencialmente cerca de 50.000 Tesla Semi por ano).
O estatuto do Tesla Semi é "produção piloto" (sem alterações), descrito também como produção limitada pelo CEO da Tesla, Elon Musk.
Tesla Giga Nevada (Tesla Gigafactory 1)
Tesla Giga Nevada: Expansion Plans (Tesla Q4 2022 report)
A fábrica Giga Shanghai da Tesla tem potencial para produzir mais de 950.000 Model 3/Model Y por ano (mais 200.000 do que o anteriormente relatado). Assumimos que a mudança para 950.000 unidades é mais uma atualização formal do que uma atualização física, uma vez que os dados de vendas já indicavam que a fábrica pode produzir mais de um milhão de unidades por ano. A fábrica continua a ser o centro de exportação da empresa.
A Tesla observou: "Além do tempo de inatividade programado no terceiro trimestre, nossa fábrica de Xangai tem funcionado com sucesso perto da capacidade total por vários trimestres, e não esperamos um aumento significativo na taxa de execução de produção semanal."
Tesla Giga Shanghai (Tesla Gigafactory 3)
Tesla Giga Shanghai: Body Shop (Tesla Q4 2022 report)
A Tesla Giga Berlin em Grünheide, perto de Berlim, Alemanha, produziu o Tesla Model Y (alimentado por células de bateria cilíndricas do tipo 2170) desde março de 2022.
Em março, a empresa anunciou que a taxa de produção atingiu 5.000 unidades do Tesla Model Y por semana. A capacidade agora está estimada em 375.000 unidades por ano (sem alterações).
Em algum momento no futuro, espera-se que a empresa inicie a produção de uma nova versão alimentada por células de bateria cilíndricas do tipo 4680.
Tesla Giga Berlin (Tesla Gigafactory 4)
Tesla Giga Berlin: Tesla Model Y paint shop (Tesla Q4 2022 report)
A Tesla Giga Texas, em Austin, iniciou a produção do Tesla Model Y em abril de 2022. O local produziu duas versões do carro - uma, equipada com células cilíndricas do tipo 4680 e um conjunto de baterias estruturais, e a versão "legada" com baterias do tipo 2170 e baterias não estruturais (semelhante à fábrica de Fremont).
De acordo com a empresa, em maio de 2023, a fábrica atingiu uma taxa de produção de 5.000 Model Y (todas as versões) por semana - curiosamente, em setembro, a versão 4680 do Model Y foi removida do configurador online.
Especulou-se que isso aconteceu devido à disponibilidade limitada das células de bateria do tipo 4680, que são necessárias para o próximo lançamento do Tesla Cybertruck, mas podem existir outras razões.
A propósito, em outubro, a produção de baterias do tipo 4680 na fábrica atingiu um nível acumulado de 20 milhões de unidades. Estimámos que poderá ser cerca de 1,8 GWh no total.
O mais importante é que o status do Tesla Cybertruck mudou de "ferramentas" para "produção piloto" e as entregas dos primeiros veículos aos clientes estão agendadas para 30 de novembro de 2023. A capacidade anual instalada estimada de veículos é superior a 125.000.
A Tesla observou: "Na Gigafactory Texas, começamos a produção piloto do Cybertruck, que continua no caminho certo para as entregas iniciais este ano. Esperamos que a taxa de produção do Model Y no Texas cresça muito gradualmente a partir de seu nível atual, à medida que aumentamos as necessidades adicionais da cadeia de suprimentos de maneira econômica."
Tesla Giga Texas (Tesla Gigafactory 5)
Tesla Giga Texas: 4680 cell production (Tesla Q1 2023 report)
Em março de 2023, a Tesla anunciou que a sua sexta gigafábrica será construída no município de Santa Catarina, perto de Monterrey (Nuevo Leon), no México.
A fábrica será utilizada para a próxima geração de veículos elétricos - potencialmente um carro elétrico acessível para o mercado de massas, com uma produção anual de milhões de unidades por ano.
Inicialmente, ouvimos dizer que a produção de veículos poderia começar potencialmente em 2025, mas uma apuração recente sugere que poderá ser mais tarde. Prevê-se que a construção tenha início em 2024.
A capacidade total de produção instalada da Tesla é superior a 2.350.000 por ano (até 650.000 na Fábrica da Tesla, mais de 950.000 na Giga Shanghai, mais de 375.000 na Giga Berlin e mais de 375.000 na Giga Texas).
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