Um estudo bastante conceituado nos Estados Unidos, o J.D. Power 2020 Initial Quality Study (IQS), foi divulgado nesta semana em sua edição anual. Esta pesquisa de qualidade classifica e elabora um ranking de fabricantes de automóveis com base na quantidade de defeitos encontrados em seus veículos.
Considerada uma referência da indústria para avaliar a qualidade dos carros novos, a pesquisa tem como principal métrica a quantidade de defeitos por 100 veículos (PP100). Naturalmente, uma pontuação baixa significa veículos com menos problemas e, portanto, mais qualidade.
Marcando presença pela primeira vez nesta pesquisa, a fabricante de veículos elétricos Tesla ficou em último lugar com um índice de qualidade inicial de 250 PP100 - ou seja, 250 problemas a cada 100 modelos.
Certamente este número contabiliza os recentes (e numerosos) problemas de qualidade do novato Model Y, mas de acordo com a pesquisa o campeão de problemas da Tesla é o seu carro mais vendido, o Model 3.
Para elaborar o estudo, a consultoria JD Power analisa inicialmente vários aspectos do carro como o cuidado na montagem das peças da carroceria, pintura, qualidade dos bancos e revestimentos internos, sistema de entretenimento, ar-condicionado, mecânica e chassi.
Posteriormente, com base nos dados coletados de quase 90 mil carros, elabora um ranking de confiabilidade de cada montadora, somando os problemas relatados nos três primeiros anos de vida dos veículos.
Mas nem tudo são notícias ruins para a empresa de Elon Musk. Embora as principais falhas dos carros da Tesla se concentrem a aspectos da carroceria, montagem, ruídos internos e outras falhas de qualidade, componentes como o trem de força e o sistema de entretenimento se mostraram muito confiáveis.
Doug Betts, presidente da divisão automotiva da JD Power, disse a CNBC que a Tesla não permitiu a coleta de dados em 15 estados norte-americanos, incluindo a Califórnia. Porém, tendo acesso aos outros 35 estados a consultoria reuniu informações suficientes para elaborar um ranking confiável com 1.250 veículos estudados da marca.
Veja o ranking abaixo:
MARCA | PONTUAÇÃO | |
1 | Dodge | 136 |
2 | Kia | 136 |
3 |
Chevrolet |
141 |
4 |
RAM |
141 |
5 |
Genesis |
142 |
6 |
Mitsubishi |
148 |
7 |
Buick |
150 |
8 |
GMC |
151 |
9 |
Volkswagen |
152 |
10 |
Hyundai |
153 |
11 |
Jeep |
155 |
12 |
Lexus |
159 |
13 |
Nissan |
161 |
14 |
Cadilac |
162 |
Média do setor automotivo |
166 | |
15 |
Infiniti |
173 |
16 |
Ford |
174 |
17 |
MINI |
174 |
19 |
BMW |
176 |
20 |
Honda |
177 |
21 |
Toyota |
177 |
22 |
Lincoln |
182 |
23 |
Mazda |
184 |
24 |
Acura |
185 |
25 |
Porsche |
186 |
26 |
Subaru |
187 |
27 |
Chrysler |
189 |
28 |
Jaguar |
190 |
29 |
Mercedes |
202 |
30 |
Volvo |
210 |
31 |
Audi |
225 |
32 |
Land Rover |
228 |
33 |
TESLA |
250 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Pode pedir música? Tesla Cybertruck tem 6º recall anunciado este ano
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
México está perguntando onde foi parar sua gigafábrica da Tesla
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Tesla no Brasil? Como Trump pode impactar o futuro dos elétricos no país