Cumprindo o cronograma do acordo firmado em dezembro de 2019, a BMW e sua nova parceira chinesa Great Wall iniciaram na última semana a construção de uma nova fábrica na província de Jiangsu, na China. A joint venture 50/50 é chamada de Spotlight Automotive Limited e tem como objetivo a produção de carros totalmente elétricos para as marcas MINI e Great Wall Motor.
Com um investimento de mais de US$ 700 milhões, a nova instalação começou a ser construída em 20 de junho e tem previsão de ficar pronta até meados de 2022. Quando estiver funcionando a pleno vapor, a nova unidade terá capacidade para produzir 160 mil unidades por ano, o que exigirá o trabalho de 3.000 funcionários.
Zhao Guoqing, presidente da Spotlight Automotive, disse: "Com o forte apoio do governo local, iniciamos a construção da Spotlight Automotive Factory em resposta à chamada nacional de garantir a produção e promover o crescimento, demonstrando nossa confiança no desenvolvimento futuro da economia nacional. Esperamos ansiosamente nossa cooperação para criar o novo modelo de negócios de 'P&D conjunto, fabricado na China e atendendo a clientes globais."
A parceria também envolve o trabalho conjunto nas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento, aplicação de tecnologia de produção internacional e sistema de gerenciamento de qualidade. O objetivo final é a redução de custos e produção conjunta de veículos elétricos da GWM e MINI. Esta parceria, inclusive, já deu suporte para a criação da divisão de carros elétricos da Great Wall, chamada de ORA, e que já lançou três modelos até o momento.
Fonte: HTauto
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW iX3 é revelado por completo via imagens de patentes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BMW, Ford e Honda: joint venture e software para otimizar as recargas
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Teste BMW iX2 xDrive30: SUV cupê elétrico ousa no visual e cativa ao volante
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BMW anuncia lançamento de seu primeiro carro a hidrogênio para 2028