O estudo anual publicado recentemente pela Agência Internacional de Energia (AIE) aponta que as vendas globais de carros elétricos em 2020 tendem a uma pequena alta ou estabilização no pior dos cenários. De acordo com a entidade, o segmento de veículos elétricos sofrerá menos os efeitos da pandemia de coronavírus do que a indústria automotiva como um todo, que deve sofrer uma retração de 15% neste ano.
De acordo com a agência, as vendas de carros elétricos superaram o patamar de 2,1 milhões de unidades no mundo em 2019, um crescimento de 6% em relação ao ano anterior. Isso representa 2,6% das vendas globais considerando todos os tipos de propulsão e 1% do estoque mundial de veículos.
O aumento nas vendas globais de 6% no ano passado é um número razoável, porém muito abaixo da taxa média de crescimento anual verificada nos anos anteriores, com taxas sempre acima dos 30%.
O menor ritmo de crescimento em 2019 se explica por alguns fatores como a revisão por parte de alguns países das políticas de incentivos: na China os subsídios foram cortados em 50% e nos Estados Unidos se encerrou o prazo dos créditos tributários federais, que favorecerem principalmente as vendas do Chevrolet Bolt e de modelos da Tesla.
Após chegaram ao mercado na primeira metade da década, os carros elétricos dispararam nas vendas. Para ilustrar a situação, em 2010 havia apenas 17.000 carros elétricos rodando pelo mundo. Em 2019 esse número explodiu para nada menos que 7,2 milhões de unidades, sendo que 47% deles estavam na China. Hoje, mais de 20 países tem ao menos 1% da sua frota eletrificada.
A analise da AIE aponta que obviamente a emergência global do coronavírus irá afetar o segmento de veículos elétricos, mas de forma menos intensa que a indústria automotiva como um todo. Enquanto o mercado de automóveis de passageiros deverá ter uma perda de 15% neste ano, os carros elétricos devem se manter estáveis e com uma leve tendência de alta nas vendas, chegando a 3% de participação no total (era 2,6% no ano passado).
Fonte: IEA
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