Voxan Wattman: moto elétrica de 425 cv quer ser a mais veloz do mundo
O piloto Max Biaggi vai tentar superar o recorde com esta versão exclusiva
A fabricante francesa de motocicletas Voxan postou imagens de uma versão de corrida de sua moto elétrica Wattman, concebida para estabelecer um recorde de velocidade máxima. O piloto Max Biaggi, duas vezes campeão mundial na categoria de 250 cc e três vezes vice-campeão nas principais classes de 500 cc e MotoGP, irá pilotar a super moto.
Atualmente, o recorde de velocidade para motocicletas elétricas é de 327 quilômetros por hora, então os designers da Voxan Wattman pretendem acelerar sua bike até pelo menos 330 quilômetros por hora. Devido ao coronavírus, o evento que pode lhe dar o recorde foi adiado para o próximo ano.
Galeria: Voxan Wattman Semi-Streamliner
Preparada para a corrida do recorde, a Voxan Wattman é alimentada por um motor elétrico de 317 kW (425 cv) e uma bateria com capacidade de 15,9 kWh. Obviamente que para atingir essa potência, a bateria terá que fornecer energia muito rapidamente, o que inevitavelmente levará a um forte aquecimento. Nada convencional, o sistema de refrigeração contém um tanque de gelo seco!
Alem disso, a supermoto também não possui freio dianteiro. "Não há freio dianteiro, por várias razões", disse o diretor técnico da Voxan, Franck Baldet:
"Primeiro, é melhor aerodinamicamente em alta velocidade, mas também nas vastas planícies salgadas, leva um bom tempo para acelerar devido à superfície de baixa aderência, e temos muito espaço para desacelerar. Por último, mas o mais importante, a frenagem da roda dianteira em uma velocidade muito alta em um plano salino pode desequilibrar a motocicleta e causar uma queda. Não estamos usando pára-quedas, mas o piloto tem um freio nas rodas traseiras, que ele controla com o punho do guidão esquerdo, e também com o freio do motor controlado por uma pequena alavanca no punho do guidão direito".
A prova da moto de corrida que pesa 300 kg (160 kg + 140 kg da bateria) irá acontecer somente em julho de 2021, provavelmente na América do Norte. Para anotar o registro, os organizadores convidarão os representantes do Guinness Book of Records.
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