A fabricante francesa de motocicletas Voxan postou imagens de uma versão de corrida de sua moto elétrica Wattman, concebida para estabelecer um recorde de velocidade máxima. O piloto Max Biaggi, duas vezes campeão mundial na categoria de 250 cc e três vezes vice-campeão nas principais classes de 500 cc e MotoGP, irá pilotar a super moto.
Atualmente, o recorde de velocidade para motocicletas elétricas é de 327 quilômetros por hora, então os designers da Voxan Wattman pretendem acelerar sua bike até pelo menos 330 quilômetros por hora. Devido ao coronavírus, o evento que pode lhe dar o recorde foi adiado para o próximo ano.
Preparada para a corrida do recorde, a Voxan Wattman é alimentada por um motor elétrico de 317 kW (425 cv) e uma bateria com capacidade de 15,9 kWh. Obviamente que para atingir essa potência, a bateria terá que fornecer energia muito rapidamente, o que inevitavelmente levará a um forte aquecimento. Nada convencional, o sistema de refrigeração contém um tanque de gelo seco!
Alem disso, a supermoto também não possui freio dianteiro. "Não há freio dianteiro, por várias razões", disse o diretor técnico da Voxan, Franck Baldet:
"Primeiro, é melhor aerodinamicamente em alta velocidade, mas também nas vastas planícies salgadas, leva um bom tempo para acelerar devido à superfície de baixa aderência, e temos muito espaço para desacelerar. Por último, mas o mais importante, a frenagem da roda dianteira em uma velocidade muito alta em um plano salino pode desequilibrar a motocicleta e causar uma queda. Não estamos usando pára-quedas, mas o piloto tem um freio nas rodas traseiras, que ele controla com o punho do guidão esquerdo, e também com o freio do motor controlado por uma pequena alavanca no punho do guidão direito".
A prova da moto de corrida que pesa 300 kg (160 kg + 140 kg da bateria) irá acontecer somente em julho de 2021, provavelmente na América do Norte. Para anotar o registro, os organizadores convidarão os representantes do Guinness Book of Records.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Xiaomi SU7 Ultra bate recorde e supera Porsche Taycan em Nürburgring
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
Fórmula E: Jaguar TCS Racing aposta em uso intensivo de dados e tecnologia
Electric Days: Arrow e Jadlog firmam parceria para van elétrica nacional
Toyota Corolla volta às pistas e com um motor que queima hidrogênio líquido
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
Campeonato mundial de carros movidos a energia solar terá edição em 2023