Pouco tempo após a divulgação da edição anual do ranking de qualidade dos fabricantes de automóveis nos Estados Unidos (J.D. Power 2020 Initial Quality Study), onde a Tesla ficou em último lugar, uma pesquisa compilada na China mostra a montadora norte-americana em sua situação completamente oposta, com uma baixíssimo índice de reclamações por defeitos.
Compilada pelo site 12365Auto, a pesquisa contém dados fornecidos pela Associação de Veículos de Passageiros chinesa. O estudo mostra que o automóvel de passageiros na China recebeu em média 37,2 reclamações por 10.000 carros no segundo trimestre de 2020, um aumento de expressivos 49,9% em relação ao trimestre anterior, estabelecendo um recorde negativo no quesito de qualidade dos automóveis.
No entanto, o Tesla Model 3 produzido na Gigafactory da montadora em Xangai ficou no topo do ranking com um índice de apenas 0,7 reclamação por 10.000 carros, um número baixíssimo e bem distante da média dos carros chineses.
Por outro lado, marcando presença pela primeira vez na pesquisa da J.D Power nos Estados Unidos, a montadora de carros elétricos Tesla ficou em último lugar com um índice de qualidade inicial de 250 PP100, ou seja, 250 problemas a cada 100 modelos - o estudo tem como principal métrica a quantidade de defeitos por 100 veículos (PP100). Como referência, a média do setor automotivo norte-americano é de 166 (PP100).
Embora sejam pesquisas diferentes, elas mostram uma diferença gritante nos resultados. De qualquer forma, esses dados indicam o que já é especulado há algum tempo: que a qualidade da linha de produção chinesa realmente é superior e que Elon Musk não repetiu em Xangai os mesmo erros cometidos na fábrica de Freemont. Um processo que no futuro deverá alinhar o nível de qualidade de todas as fábricas da Tesla.
Fonte: 12365Auto
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla Model 2 está cancelado; então o carro elétrico barato é o Cybercab?
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
Tesla apresenta o Robovan, ônibus autônomo para 20 pessoas
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
Tesla Cybercab é revelado de forma oficial: veja fotos e detalhes
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Tesla Model 3 ganha versão super eficiente com 702 km de autonomia