Nos Estados Unidos não existe fabricante de automóveis que não tema o JD Power. A consultoria sediada na Califórnia é famosa por seu relatório anual sobre a confiabilidade dos carros no mercado nos primeiros três anos de vida. Mas além dele há vários outros estudos com os quais analisa diversos aspectos do mercado norte-americano.
Entre estes, também o que privilegia a tecnologia, o sistema de informação e entretenimento e os recursos de assistência à condução, que representam cada vez mais um fator fundamental na escolha de um novo automóvel. O Índice de Experiência Tecnológica JD Power 2020 US publicado na última semana analisou a qualidade (e quantidade) destes dispositivos de cada fabricante que os oferecem em seus carros.
O resultado pode ter parecido óbvio. Mas não. Muitos - convenhamos - teriam apostado na Tesla, no seu software com atualizações OTA (Over the air) e no seu Autopilot, que entre outras coisas está prestes a passar por uma reformulação profunda. Eles teriam perdido. Na verdade, a fabricante de Palo Alto nem aparece no ranking, pois para a JD Power não foi possível analisar os dados relativos aos seus carros em 15 dos 50 estados norte-americanos.
Extraoficialmente, de acordo com as informações coletadas, a marca californiana ainda teria ficado com 593 pontos: teria, portanto, ficado em segundo lugar, atrás da Volvo, que conquistou 617 pontos.
A Volvo conseguiu se colocar no degrau mais alto do pódio. A vitória ficaria por conta do pacote Pilot Assist de sistemas de assistência à direção, que seriam tão seguros quanto o Autopilot em termos de frenagem de emergência, controle automático de velocidade e permanência em faixa, mas seriam ainda mais intuitivos e amigáveis.
Apenas a facilidade de uso permitiu que a Volvo ultrapassasse Tesla, que pode ser considerado igualmente super satisfeita. Com base nos dados coletados, de fato, foi demonstrado que dirigir com o piloto automático ativo é 9,5 vezes mais seguro do que dirigir confiando apenas nas habilidades humanas.
Com a Volvo em primeiro lugar e a Tesla fora do jogo, a classificação dos fabricantes com a melhor tecnologia a bordo coloca a BMW em segundo lugar e a Cadillac em terceiro. Um pouco adiante, a Mercedes é a quarta e a Genesis (braço da Hyundai) é o quinta.
Veja o ranking completo abaixo:
Diante de uma média de mercado de 522 pontos, muitos fabricantes não obtiveram uma avaliação satisfatória. Entre as grandes decepções, em um hipotético pódio ao contrário, MINI, Porsche e Jeep, que alcançaram, respectivamente, 444, 453 e 486 pontos.
Os bons resultados alcançados pela Hyundai, Subaru e Kia merecem destaque. As três marcas asiáticas, que estão na sexta, sétima e oitava posições, são as três primeiras entre as marcas generalistas e têm apenas marcas premium à sua frente no ranking da JD Power.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Pode pedir música? Tesla Cybertruck tem 6º recall anunciado este ano
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
México está perguntando onde foi parar sua gigafábrica da Tesla
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Tesla no Brasil? Como Trump pode impactar o futuro dos elétricos no país