Faltando poucos dias para o Beijing Motor Show (Salão do Automóvel de Pequim), que abre as portas no dia 26 de setembro, a marca premium de veículos eletrificados da Geely, Lynk & Co, revelou o seu primeiro carro 100% elétrico, o Zero Concept.
O Zero é um crossover elétrico a bateria, com dimensões semelhantes às do Ford Mustang Mach-E, do Volkswagen ID.4 e do Tesla Model Y. O Zero Concept (ou o que quer que seja chamado na versão de produção) não competirá apenas com esses modelos citados na China, já que a Lynk & Co está planejando ser uma marca global.
O Lynk & Co Zero Concept emprega a Arquitetura de Experiência Sustentável (SEA) da Geely. O SEA será usado em uma variedade de futuros veículos elétricos do grupo Geely. A empresa também tem planos de licenciar a plataforma para outros fabricantes, da mesma forma que a Volkswagen está disposta a compartilhar a plataforma MEB com outros fabricantes de veículos elétricos, pelo preço certo, é claro.
O SEA é uma plataforma "skate" com aparência bem trivial, com uma bateria sob o assoalho do compartimento do passageiros e espaço que permite qualquer combinação de configurações dianteira, traseira, tri-motor e até mesmo extensor de autonomia.
Na dianteira, o capô inclinado segue o estilo de outros veículos da marca, com alguma inspiração no design dos modelos da Porsche, e realmente é quase inevitável olhar para a vista lateral do veículo sem lembrar imediatamente de um Jaguar I-Pace.
A Lynk & Co promete uma autonomia de 700 km, mas isso pelo critério mais "generoso" do padrão NEDC. Ainda assim, usando nosso padrão de conversão para o critério EPA, o Zero obtém um alcance de 483 km, que seria aproximadamente o mesmo que o Model Y e o Mach-E, e oferece cerca de 80 km a mais que o ID.4 pelo EPA.
A maioria das especificações serão reveladas durante o Salão de Pequim, mas a marca adianta que o Zero Concept irá acelerar de 0 a 96 km/h em menos de 4 segundos. O que é, por incrível que pareça, uma espécie de "média" para a dura competição que ele irá enfrentar.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely supera BYD e lança sistema híbrido com autonomia de até 2.390 km
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Geely terá sistema híbrido com 2.000 km de alcance para peitar a BYD
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Geely revela carro elétrico urbano 'estiloso'; rival do BYD Dolphin
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Aegis Lithium: Bateria à "prova de balas" da Geely desafia Blade da BYD