Volkswagen diz que plano alemão para carros a hidrogênio é "absurdo"
A montadora diz que o potencial para hidrogênio como combustível está sendo superestimado
Muitas empresas e montadoras apostaram no hidrogênio como combustível por um bom tempo, embora algumas estejam mudando de direção. A Volkswagen, que está totalmente focada nos carros elétricos a bateria, não está nem um pouco satisfeita com o pedido da Associação Alemã da Indústria Automotiva (VDA) para um compromisso com o hidrogênio.
De acordo com reportagens recentes, a Volkswagen está lutando com a indústria automobilística alemã por causa do plano proposto pelo país de colocar em prática um crédito de energia renovável que criaria uma competição entre os futuros carros elétricos e aqueles movidos a hidrogênio e biocombustíveis. A VDA rejeitou esse plano, forçando uma obrigação especificamente para carros a hidrogênio e combustíveis limpos.
Galeria: Volkswagen ID.3 (2020) - impressões ao dirigir
Simplificando, o governo alemão deseja apoiar todas essas formas de propulsão, mas a maior parte da indústria automotiva como um todo está fazendo lobby para que o governo exclua os carros elétricos do plano. A Volkswagen, por outro lado, diz que o uso de hidrogênio em veículos é "absurdo" e um "mau uso de energia limpa".
Conforme relatado pelo Transporte e Meio Ambiente (T&E), a declaração da Volkswagen explica que o "chamado potencial dessas alternativas para combustíveis líquidos é [...] maciçamente superestimado", bem como "complexo, de alto custo, não muito eficiente em termos climáticos e com baixa eficiência."
Enquanto isso, a VDA está pressionando por uma porcentagem muito maior de hidrogênio e combustíveis limpos no plano do governo alemão. O gerente sênior de políticas da T&E Jekaterina Boening compartilhou:
"A VDA está vivendo em um mundo de fantasia e acaba de ser convocada por seu maior membro. Suas propostas de grandes quantidades de hidrogênio e efuels para uso em carros e caminhões são absurdas de fato. Isso não vai acontecer e tem como objetivo apenas confundir os políticos. O governo precisa pagar sua aposta. Esquemas de combustíveis limpos caídos do céu não vão acabar com a revolução do carro elétrico."
A Comissão da União Europeia já demonstrou que o biodiesel derivado da palma é "três vezes pior para o clima do que o diesel comum quando as emissões indiretas são contabilizadas". Também diz que o diesel à base de soja é duas vezes pior. Felizmente, alguns desses combustíveis já estão sendo eliminados na UE.
Galeria: Volkswagen ID.3 2020 - testes de colisão Euro NCAP
Fonte: Transport & Environment
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen terá ajuda da Rivian para fazer novo Golf elétrico
Honda divulga primeira imagem do novo SUV elétrico "quadrado"
Volkswagen planeja nova geração de carros elétricos na China
Nio Firefly EV: Hatch elétrico com estreia global confirmada para 2025
VW ID.Polo: carro elétrico barato chega em 2025 para "ajudar" a marca
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian