Durante um evento realizado no final de outubro na Coreia do Sul, a empresa local de tecnologia SK Innovation apresentou sua nova linha de baterias que prometem carregamento em alta velocidade, podendo recuperar 800 km de autonomia com apenas duas recargas de 10 minutos cada.
E agora, de acordo com a matéria publicada no site alemão Auto Motor und Sport, foi confirmado que essas modernas baterias irão estrear no IONIQ 5, um SUV elétrico baseado no estudo Hyundai 45 Concept que é conhecido internamente pelo codinome "NE". Trata-se do primeiro carro da recém-criada submarca dedicada a veículos elétricos da Hyundai que será revelado logo no início de 2021.
Inicialmente, especula-se que o SUV elétrico seja lançado em duas versões de baterias, com capacidades de 58 kWh e 72 kWh, respectivamente - o modelo de maior capacidade teria autonomia em torno de 500 km.
Em um segundo momento, mais para o fim de 2021, surgirá uma versão topo de linha com a nova bateria de maior capacidade da SKI, que promete autonomia de ao menos 800 km com uma única carga e garantia para mais de 1.000 ciclos, além da já citada tecnologia de recarga de alta velocidade.
Será a primeira vez que um veículo da Hyundai terá as baterias da SKI. Até o momento, os carros elétricos da marca coreana são equipados com as baterias fornecidas pela gigante LG Chem, enquanto a marca irmã Kia já utiliza baterias da SKI em alguns modelos, como o Kia Niro.
Ao mesmo tempo em que se prepara para aumentar sua presença no mercado europeu, a sul-coreana SK Innovation trava uma batalha judicial com a LG Chem nos Estados Unidos. Esta última, acusa a SKI de ter roubado segredos industriais e pede aos tribunais norte-americanos que impeçam a empresa de produzir baterias e importar componentes no país, uma medida que afetaria duramente os planos da Ford e da Volkswagen no país.
Fonte: Auto Motor und Sport
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova bateria de sódio para carros elétricos funciona a -40 graus
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
JAC inaugura centro de reparo de baterias para carros elétricos no Brasil
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Ciclo de vida de baterias para carros elétricos: da produção à reciclagem