De acordo com a mídia alemã (Tagesspiegel), a Agência Ambiental do Estado de Brandemburgo exigiu que a Tesla interrompesse a instalação de equipamentos na oficina de pintura e o desmatamento na área de construção da Tesla Giga Berlin até que a empresa faça um depósito caução de 100 milhões de euros (US$ 123 milhões).
Parece que o projeto da fábrica alemã avança e retrocede constatemente. Recentemente, a empresa recebeu permissão para desmatar uma parte adicional do bosque, então foi novamente bloqueada, e agora não está autorizado o prosseguimento de instalação completa da oficina de pintura.
O artigo explica que como a Tesla tem apenas aprovação provisória para a construção, ela deve fazer um depósito caução para quaisquer custos de desmontagem - caso o projeto seja reprovado no final. Lembre-se: a Tesla está construindo a fábrica por sua própria conta e risco financeiro, sem a autorização definitiva, e será obrigada a transformar todo o local em um bosque novamente, caso não receba a licença final.
Como o prazo para o depósito era 17 de dezembro, a Tesla entrou com um pedido em 16 de dezembro para estendê-lo até 15 de janeiro, mas ele só foi prorrogado até 4 de janeiro de 2021.
"Enquanto não houver dinheiro, as duas licenças parciais ficam suspensas. Essa mudança acontece em meio ao processo em curso no Tribunal Superior Administrativo de Berlim-Brandemburgo (OVG) para o desalfandegamento de 82,2 hectares planejado pela Tesla, contra o que a Associação de Proteção à Natureza e a Liga Verde estão movendo uma ação."
Não está claro por que a Tesla, uma das empresas de maior valor global no momento, não foi capaz de pagar o depósito de € 100 milhões. O motivo oficial é que a empresa precisa de mais tempo, pois requer coordenação interna e processos que não puderam ser concluídos nos dias seguintes à notificação das aprovações antecipadas.
Bem, arranjar o dinheiro, esperar o tribunal ou a "nova temporada" para limpar o bosque, e quem sabe o que mais, é um sinal de que não é fácil construir uma fábrica na Alemanha. O CEO da Tesla, Elon Musk, provavelmente já rompeu com a Califórnia, e será interessante ouvir o que ele pensa agora sobre a Alemanha.
Veja mais sobre a construção da fábrica no vídeo:
Tesla Gigafactory 4 (também conhecida como Tesla Giga Berlin) em breve:
Fonte: Tagesspiegel
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
México está perguntando onde foi parar sua gigafábrica da Tesla
Electric Days: Arrow e Jadlog firmam parceria para van elétrica nacional
Tesla no Brasil? Como Trump pode impactar o futuro dos elétricos no país
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
Tesla Model 2 está cancelado; então o carro elétrico barato é o Cybercab?