Startup recebe sinal verde para delivery sem motorista na California
Nuro é a primeira empresa a receber autorização para iniciar operações com a cobrança pelo serviço no estado
Uma licença emitida pelo Departamento de Veículos Automotores da Califórnia, nos Estados Unidos, significa um importante passo para o uso dos veículos autônomos no dia a dia. O órgão norte-americano deu sinal verde para a startup de robótica Nuro operar seus carros autônomos de forma comercial, com cobrança de taxa pelo serviço.
Trata-se da primeira empresa no estado a receber esse tipo de permissão, sendo que inicialmente ela está autorizada a operar o seu serviço de entregas em partes dos condados de Santa Clara e San Mateo, o que significa que a maior parte do Vale do Silício e seus trabalhadores de tecnologia estariam sob seu domínio, mas não cidades maiores como San Francisco ou Oakland.
Galeria: Nuro R2
Apesar da liberação, há algumas restrições para o serviço: os veículos (que inicialmente serão unidades do Toyota Prius) podem circular em vias onde a velocidade máxima seja de 55 km/h e eles podem rodar a no máximo 40 km/h, ou seja, por enquanto ninguém verá um carro de entregas sem motorista em uma rodovia ou via expressa. Além disso, os veículos só estão autorizados a rodar em "condições meteorológicas favoráveis" - o veículo das imagens, o R2, entrará em operação posteriormente por meio de novas parcerias.
"A emissão da primeira licença de implantação é um marco significativo na evolução dos veículos autônomos na Califórnia", disse o diretor do DMV, Steve Gordon, em um comunicado à imprensa divulgado na semana passada."Continuaremos a manter a segurança do público automobilístico em mente à medida que esta tecnologia se desenvolve."
A Nuro foi fundada por dois ex-engenheiros do Google, sendo a única empresa além da Waymo (do Google) a conseguir permissão para testar carros sem motorista no estado da Califórnia. Foi um ano importante para a empresa, que já adquiriu a startup de caminhões autônomos Ike e aumentou o seu valor de mercado para US$ 5 bilhões.
Fonte: TechRunch
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW revoluciona produção com carros que se movem sozinhos na fábrica
Honda e Nissan estudam fusão para criar gigante automotivo
“Google da China”, Baidu já opera seu robotaxi autônomo antes da Tesla
Huawei revela novo carro elétrico que também funcionará com gasolina
Tesla apresenta o Robovan, ônibus autônomo para 20 pessoas
Parcial de dezembro: vendas de eletrificados avançam 43% no Brasil
Volvo EX90 está "tecnicamente pronto" para direção autônoma; entenda